Início Lifestyle Nutrição: 5 benefícios do salmão

Nutrição: 5 benefícios do salmão

Trata-se de um dos peixes mais saudáveis e deve fazer parte de uma alimentação saudável. Descubra 5 fantásticos benefícios do salmão.

0
salmão
Salmão

O salmão é um peixe típico da mesa portuguesa. Tem a vantagem de poder ser cozinhado de muitas maneiras, tendo sido inclusivamente popularizado por dar origem a um delicioso sashimi. Fique a conhecer melhor a utilidade deste peixe para a saúde através dos 5 benefícios de que lhe falamos em seguida.

1. Rico em potássio

Os alimentos ricos em potássio são bastante variados. Quando pensa nisso, as bananas e os abacates são muito falados, mas efetivamente o salmão também tem essa caraterística. Principalmente se pensarmos no caso do salmão selvagem.

De facto, por dados associados a metodologias de análise de alimentos, por cada posta de salmão são conseguidos valores muito significativos deste mineral altamente recomendável para o funcionamento do organismo.

Inclusivamente, podemos referir que o conteúdo de potássio do salmão é comparável ao que se consegue obter de uma banana. Este mineral é extremamente importante para variadas funções orgânicas, pois entre outras coisas, ajuda a diminuir o efeito de elevados teores de sódio. O controlo da pressão sanguínea é, por este motivo, positivamente influenciado pelo consumo de potássio.

2. Ajuda a combater o mau colesterol

A cor rosada e vermelha do salmão tem a ver com a presença de um antioxidante chamado astaxantina, que o salmão obtém na sua dieta. Este componente é muito importante ao nível da regulação dos níveis de colesterol, pois ajuda a aumentar a concentração de HDL, o chamado colesterol bom.

Alguns estudos demonstram que a astaxantina pode em combinação com ácidos gordos ómega 3 ter influência altamente positiva na prevenção da inflamação no sistema nervoso e no próprio cérebro.

3. Auxilia o funcionamento cardiovascular

O salmão é muitas vezes referido como um dos amigos do coração. Embora se trate de um peixe gordo, e portanto com teor calórico elevado, essa circunstância deriva de gorduras e nutrientes saudáveis e essenciais.

Assim, um estudo concluiu que uma dieta rica em ácidos gordos essenciais, e pobre em hidratos de carbono, é mais eficaz na redução do risco cardiovascular, do que alternativas que limitam o consumo de gordura saudável.

4. Favorece o aspeto da pele, do cabelo e a própria visão

Graças às suas propriedades antienvelhecimento, o salmão mantém a pele e o cabelos saudáveis. Esta situação deve-se aos antioxidantes que apresenta. Assim, o consumo de salmão pode ajudar a combater os sinais de danos causados pelos raios UV e impedir a perda de água.

Outra coisa que o salmão e respectivos ácidos gordos ómega-3 ajudam é o couro cabeludo e o próprio cabelo. Esta situação deve-se em particular ao facto do salmão ser rico em vitamina D, que ajuda a diminuir a perda de cabelo feminino.

Alguns estudos demonstraram ainda um risco menor de degeneração macular, relacionada à idade, em pessoas que consomem quantidades mais elevadas de ácidos gordos ómega 3. O salmão também é uma grande fonte de antioxidantes e carotenóides, os quais contribuem para o funcionamento normal dos olhos.

5. Ajuda a manter a energia

Um cérebro saudável é sustentado por alimentos ricos em vitaminas e em ácidos gordos ómega 3. Estes componentes podem influenciar positivamente a mente e todos os aspectos do seu bem-estar, incluindo energia, humor, saúde mental e motivação. E o salmão é um alimento com esses componentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here