Início Lifestyle Nutrição: 5 benefícios do pêssego

Nutrição: 5 benefícios do pêssego

O pêssego é uma das frutas mais apreciadas e com mais valor nutritivo. Descubra os benefícios de o incluir numa alimentação saudável.

0
pêssegos
Pêssegos

Os pêssegos são frutos de sabor e aroma refrescante. São alimentos ricos em muitos nutrientes essenciais que oferecem uma variedade de benefícios à saúde. Quanto aos nutrientes, o pêssego é especialmente rico em Vitamina C, potássio e magnésio.

No entanto, importa referir que para que possa aproveitar ao máximo os nutrientes do pêssego, deve consumi-lo fresco e não em calda. Os pêssegos em calda perdem grande parte dos seus nutrientes. A Vitamina C, por exemplo, é praticamente inexistente no pêssego em calda.

Além de deliciosa, é uma fruta repleta de benefícios e com um alto valor nutricional. Tal como todas as outras frutas, é parte essencial de uma alimentação saudável. Confira alguns dos melhores benefícios do pêssego.

1. São ricos em antioxidantes

Provavelmente já toda a gente ouviu falar de antioxidantes. De acordo com estudos científicos, os pêssegos podem ser ótimas fontes de antioxidantes. Entre outros, contêm compostos fenólicos que contribuem para a atividade antioxidante da fruta, de forma mais efectiva do que própria vitamina C ou do que os carotenóides.

Os pêssegos também são ricos em outros antioxidantes como luteína, que desempenha papel importante no contributo para o envelhecimento saudável e na prevenção de doenças.

2. Ajudam na perda de peso

De acordo com relatórios científicos começar o dia com a ingestão de alimentos pouco calóricos ajuda bastante na perda de peso. Uma das maneiras de fazer isso é reduzir a quantidade de cereais e abrir espaço para algumas frutas como os pêssegos.

Os pêssegos são igualmente boas fontes de fibra, e a fibra, como sabemos, promove a saciedade e contribui para a perda de peso. Incluir fibras alimentares presentes na fruta na alimentação pode ser um passo decisivo no combate à obesidade.

Efetivamente, algo tão simples como consumir 30 gramas de fibra por dia, pode contribuir para a perda de peso em grande medida. Esta prática mereceu muita atenção nos últimos anos. Existem até alguns estudos que declararam a ingestão de fibras como a única mudança simples que pode ser eficaz quando se trata de dieta.

De acordo com o conhecimento científico, a inclusão de fibras na dieta pode ser uma alternativa razoável para as pessoas que acham difícil aderir a uma dieta complicada.

3. Beneficiam a pele

Os pêssegos são ricos em vitamina A, que promove a saúde da pele. A vitamina C nos pêssegos também ajuda nesse sentido. É um excelente antioxidante que pode ajudar a reduzir rugas, melhorar a textura da pele e proteger a pele do sol e da poluição.

De acordo com um estudo científico, para além de prevenir o envelhecimento cutâneo induzido pelo sol, a vitamina C foi aconselhada para tratar a pele danificada, pois pode fazer correcções em alterações estruturais da pele que ocorrem como resultado do processo de envelhecimento.

4. Auxiliam o coração

Os pêssegos contêm uma combinação única de compostos bioativos que reduzem o risco de doenças cardiovasculares. Segundo um estudo, a substituição de bebidas açucaradas por sumos de frutas frescas, ricos em polifenóis (como pêssegos), pode ajudar a diminuir os fatores de risco cardiovascular.

A fibra, vitamina C e potássio nos pêssegos também apoiam a saúde do coração. Os pêssegos também são um dos componentes importantes de dietas focadas na redução da hipertensão.

5. Desintoxicam o organismo

A desintoxicação do organismo é algo que não recebe tanta atenção como deveria. Mas, é tão importante quanto qualquer outra prática que se adote no sentido de manter o organismo saudável.

De acordo com um relatório publicado por Universidades americanas, os pêssegos por conterem vitaminas A, C e E, para além de selénio atuam como antioxidantes e ajudam na desintoxicação eficaz do organismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here