Início Lifestyle Nutrição: 5 benefícios das uvas

Nutrição: 5 benefícios das uvas

Há quem previra apenas esmagá-las para fazer vinho tinto mas a verdade é que são óptimas quando comidas: 5 propriedades e benefícios das uvas.

0
uvas
Uvas

As uvas são uma fruta que se encontra facilmente disponível durante o ano. Estes frutos não são apenas bonitos de se ver na planta arbustiva que lhes dá origem, pois apresentam muito mais interesses. De facto, estão carregados com nutrientes essenciais que ajudam ao bem-estar do corpo. Fique a conhecer 5 benefícios das uvas.

1. São ricas em antioxidantes

As uvas são uma potência de antioxidantes. Na verdade contêm uma ampla gama de fitonutrientes, desde carotenóides a polifenóis. Estudos revelaram que esses fitonutrientes ajudam a prevenir certos tipos de cancro e ajudam a manter a saúde do coração.

Entre os polifenóis, o resveratrol é conhecido pelas suas propriedades orgânicas, ajudando a inibir a formação de radicais livres, que podem causar problemas cancerígenos, mas também por dilatar os vasos facilitando o fluxo e diminuindo a pressão sanguínea. É importante anotar que o conteúdo antioxidante é mais alto nas sementes e na pele.

2. Previnem problemas de pele

Verifica-se que o resveratrol evita sinais de envelhecimento e outros problemas de pele. De acordo com estudos científicos, o resveratrol, quando combinado com um medicamento comum para acne, peróxido de benzoíla, combate a bactéria causadora da acne.

3. Auxiliam a função cerebral

Certos estudos descobriram que o resveratrol ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que leva a acelerar as respostas mentais, provando ser benéfico para aqueles que sofrem de doenças relacionadas com este órgão, como a doença de Alzheimer.

Um estudo realizado por instituições de ensino superior também descobriu que o resveratrol pode ajudar a remover placas e radicais livres, que afetam o cérebro.

4. Alta fonte de potássio

A análise nutricional das uvas revelou que a 100 gramas do fruto correspondem aproximadamente 200 mg de potássio. Este mineral de enorme importância orgânica, pois entre outros aspetos leva à redução do teor de sódio, ajuda o corpo de várias maneiras.

Para além de neutralizar o excesso de sódio. Uma dieta com baixo teor desse mineral e alto potássio é benéfica no combate à hipertensão arterial, colesterol alto e saúde do coração. De acordo com especialistas em gastrenterologia, o inchaço do estômago pode causar muitos problemas de saúde.

Tal situação é minimizada com uma ingestão de sal, e com o aumento da ingestão de fibras ricas em potássio. Pode assim ajudar na obtenção de uma barriga lisa.

5. Diminuem o risco de diabetes

O resveratrol, que conforme se referiu é um dos antioxidantes estimulantes do sistema imunitário, encontrados nas uvas, está especificamente ligado à melhoria da regulação do açúcar no sangue, afetando positivamente o metabolismo dos hidratos de carbono.

Dito isto, os produtos com sabor de uva podem conter muito açúcar adicionado, o que tem um efeito inverso.
Assim sendo, procure consumir uvas nas suas formas menos processadas, nomeadamente através de uvas frescas ou mesmo com a ingestão moderada de vinho, para colher os respectivos benefícios.

De facto, as uvas são classificadas há muito tempo como um alimento com baixo índice glicémico. No entanto, é necessário fazer as escolhas certas de modo a conseguir optimizar o balanço de açúcar no sangue e melhorar a regulação.

Daí que estudos demonstrem que estas situações estão associadas ao consumo de produtos aos quais foram adicionados extratos de uvas nutricionalmente ricos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here