Início Viagens Norte de Portugal: 12 monumentos de visita obrigatória

Norte de Portugal: 12 monumentos de visita obrigatória

No berço da nação são muitos os monumentos para visitar e escolher os mais emblemáticos é muito difícil. Estes são os 12 monumentos de visita obrigatória.

1
Palácio da Bolsa

Ponte Romana de Trajano (Chaves)

Ponte de Trajano - Fernando Ribeiro
Ponte de Trajano – Fernando Ribeiro

Erguida em sólido e duro granito transmontano, a antiga Ponte de Trajano, sobre o leito do Rio Tâmega, ligava ambas as margens da importante civitas romana de Aquae Flaviae, correspondente à moderna cidade de Chaves.

Castelo de Bragança

Castelo de Bragança
Castelo de Bragança

Em meados do século X, à época do repovoamento da região de Guimarães pelo conde Hermenegildo Gonçalves e sua esposa Mumadona Dias, os domínios do Castelo de Bragança tinham como senhor um irmão de Ermenegildo, o conde Paio Gonçalves. Posteriormente, o senhorio passou para a posse de um ramo da família Mendes, encontrando-se, conforme mencionado em documento datado 7 de Julho de 1128, no domínio de Fernão Mendes, cunhado de D. Afonso Henriques (1112-1185).

Palácio de Mateus (Vila Real)

Palácio de Mateus
Palácio de Mateus

O Solar, Casa ou Palácio de Mateus é uma das obras mais significativas da arquitectura civil portuguesa do período barroco. Na realidade, e apesar das muitas questões de autoria que permanecem por esclarecer, neste sumptuoso solar podemos observar um dos modelos arquitectónicos de maior erudição, que tira partido de uma planta em U, dinamizada pelos pátios e escadarias.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here