Início Viagens Minho

Minho

Aqui nasceu Portugal, lê-se em Guimarães, primeira capital do Reino. A partir do Minho o país cresceu e esta é uma das mais genuínas regiões portuguesas.

2582
1
Arcos de Valdevez
Arcos de Valdevez

O Minho é uma região portuguesa localizada no litoral norte do país. Minho era uma antiga região natural denominada como “província” e que não tinha atribuições práticas e só era uma nomenclatura de demarcação utilizada pelos demógrafos para se referir à zona do noroeste. Contudo, esta região foi legalmente instituída através da reforma administrativa em 1935, más foi extinta no ano de 1976.

Vilar da Veiga - Rui Videira
Vilar da Veiga – Rui Videira

Segundo a opinião de alguns geógrafos, esta denominação formava parte de uma unidade geográfica maior que era conhecida como “O Entre Douro e Minho”.

Ponte da Barca - Rui Videira
Ponte da Barca – Rui Videira

Isto era, segundo a divisão medieval do território português, conformado por seis províncias: Alentejo, Algarve, Beira, Entre Douro e Minho, Estremadura e Trás-os-Montes. A partir da divisão territorial feita em 1832, o Minho já aparece como uma província separada de Douro.

Estorãos - Rui Videira
Estorãos – Rui Videira

Antigamente limitava ao Norte e Nordeste com Galiza (Espanha), ao Este com a província de Trás-os-Montes e a região do Alto-Douro, ao Sul com a região do Douro Litoral e ao Oeste com o Oceano Atlântico.

Lindoso - Rui Videira
Lindoso – Rui Videira

Em contraste com o anterior, o Minho é uma zona de grande riqueza histórica. Recheada de vilas medievais, com castelos e mosteiros tradicionais, sendo boa parte deles classificados como monumentos nacionais.

Rouças - Rui Videira
Rouças – Rui Videira

Foi nesta província onde nasceu o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, na cidade de Guimarães, no século XII. O Primeiro Rei estendeu o seu reino para o sul, numa das maiores vitórias da reconquista cristã do território europeu.

Guimarães
Guimarães

Uma das cidades medievais mais importantes é Guimarães, tendo seu centro histórico classificado como Património Mundial pela UNESCO em 2001. É denominada como a Cidade Berço pelo seu decisivo papel na formação do reino de Portugal.

Ponte de Lima - Rui Videira
Ponte de Lima – Rui Videira

A cidade foi se expandindo e foram se construindo castelos, mosteiros, e até uma muralha que protegia a cidade inteira, dentre outras edificações medievais que ainda sobrevivem.

Padrão, Sistelo - Rui Videira
Padrão, Sistelo – Rui Videira

Outra das cidades para destacar desta zona é Braga.  Foi fundada pelos romanos como Bracara Augusta e tem mais de dois mil anos de história. Por estar localizada na parte central do Minho, também é conhecida como “O coração do Minho” ou “A capital do Minho”.

Viana do Castelo
Viana do Castelo

É a partir do século XI que a cidade é reorganizada e rebaptizada com o nome de Braga e já no século XII é doada aos Arcebispos, sendo elevada a categoria de antigo bispado bracarense a arcebispado. Com isto, a cidade aos poucos vai adquirindo múltiplas construções de índole religiosa, que ainda permanecem conservadas.

Senhora da Peneda
Senhora da Peneda

Na actualidade, Braga possui várias edificações antigas de arquitectura religiosa, militar e civil classificadas como monumento nacional, dentre eles, destaca-se a Sé de Braga, um dos templos do românico mais conhecidos.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here