O mel e o gengibre são alimentos que podem ter um grande efeito positivo na saúde. A sua combinação apresenta uma série de propriedades reconhecidas. São excelentes aliados no tratamento de certas doenças.
A mistura é usada desde a antiguidade como remédio natural. O objetivo era tratar os sintomas associados a processos catarrais e doenças digestivas.
Ponto prévio: qualquer problema deve primeiro ser consultado por um especialista. Desta forma, a doença pode ser diagnosticada corretamente e o especialista indicará o tratamento mais indicado. Regra geral, os remédios naturais ajudam a prevenir e combater. Eles não são milagrosos.
Propriedades medicinais do mel e do gengibre
Juntos, o mel e o gengibre têm propriedades muito benéficas para a saúde. O seu consumo moderado pode ajudar a prevenir algumas doenças e a aliviar os sintomas de outras.
Doenças respiratórias
As propriedades combinadas do mel e do gengibre podem tornar a mistura um expetorante natural eficaz. Pode ser útil no tratamento de sintomas de gripe, resfriados ou dor de garganta.
A combinação também estimula e fortalece muito o sistema imunológico. Isso porque possui compostos anti-sépticos e anti-inflamatórios, além da vitamina C. Por tudo isto, trata-se de um ótimo remédio que ajuda a fortalecer as defesas.
Esta é a razão do grande número de receitas caseiras que usam os dois alimentos para ajudar a tratar e prevenir resfriados. Muitas dessas receitas também incluem limão, devido ao seu grande conteúdo vitamínico e capacidade antioxidante.
Doenças digestivas
Graças às suas propriedades anti-inflamatórias, o mel e o gengibre têm efeitos muito benéficos na saúde digestiva. A mistura ajuda a dilatar a musculatura lisa do trato gastrointestinal. Ao mesmo tempo, tem efeito vasodilatador nos vasos sanguíneos que irrigam a área.
O resultado leva a uma melhor digestão dos alimentos e melhor funcionamento do intestino. Por isso, o mel e o gengibre são remédios naturais para o tratamento das cãibras musculares. Geralmente são consequência de uma ingestão excessiva ou indigestão alimentar.
Propriedades medicinais do mel
O mel é uma substância produzida pelas abelhas a partir do néctar das flores. Tem sido usado como remédio medicinal desde os tempos antigos. Na alimentação, também é amplamente utilizado como adoçante.
Este composto açucarado contém uma grande quantidade de flavonóides e ácidos fenólicos, compostos muito benéficos para auxiliar no tratamento de várias doenças.
Algumas das suas propriedades curativas são:
- Alimentos altamente energéticos. O mel pode ajudar a combater o cansaço e a fadiga, fornecendo uma grande quantidade de energia às células.
- Capacidade antibiótica. A capacidade antibiótica do mel deve-se ao facto de conter substâncias como a inibina e o ácido fórmico.
- Promove uma boa digestão. O mel é um alimento laxante, que ajuda a prevenir a obstipação e a manter o trânsito intestinal adequado.
- Antioxidante. O seu alto teor de ácidos fenólicos e enzimas como a catalase, fazem do mel um ótimo composto antioxidante.
- Alimentos pré-bióticos. O mel fornece ao intestino um alto teor de açúcares. Eles podem ser usados pelas bactérias ali presentes. Desta forma, o mel preserva uma correta população microbiana intestinal.
Propriedades medicinais do gengibre
O gengibre é de origem asiática e tem sido utilizado por causa da sua alta concentração de flavonóides. O gengibre é uma planta tropical que pode ser cultivada em solo fúmido. É muito utilizado na culinária asiática, apresentando um sabor picante e cítrico.
Possui uma grande quantidade de óleos voláteis e substâncias fenólicas, denominadas gingeróis. Além disso, é rico em vitaminas, principalmente vitamina B6 e vitamina C, e rico em minerais, como cálcio, potássio, magnésio e fósforo.
Algumas das suas propriedades medicinais são:
- Promove uma boa digestão. Promovendo a evacuação adequada e ajudando a eliminar micro-organismos prejudiciais.
- Trata o mau hálito. Existe um remédio natural oriental que usa um pedaço de gengibre embebido em vinagre para refrescar a boca após as refeições e prevenir o mau hálito.
- Antioxidante. É um alimento muito rico em substâncias antioxidantes que ajudam a prevenir o processo de envelhecimento.
- Anti-inflamatório. Substâncias voláteis, como os gingeróis, têm grande potencial anti-inflamatório. Foi demonstrado que isto ajuda aliviar os sintomas de doenças como a artrite reumatoide.

Chá de gengibre com mel
Ingredientes
- 1 pedaço de gengibre (cerca de 5 cm)
- 1 ½ chávena de água
- qb mel
Preparação
- Lave bem a casca do gengibre em água corrente.
- Seque e corte o gengibre em fatias finas.
- Leve a água e as fatias de gengibre a lume médio.
- Quando começar ferver, baixe a intensidade do lume e deixe cozinhar durante 5 minutos.
- Desligue o lume, tampe deixe descansar durante 2 minutos.
- Adoce a gosto com mel e sirva quente.