Início Gastronomia Benefícios e contra-indicações do Medronho

Benefícios e contra-indicações do Medronho

São típicos de algumas regiões do nosso país, provocam uma embriaguez interessante e agora parece que podem controlar cancro e colesterol. Falamos do medronho.

0
medronho

Na Antiguidade, o medronheiro estava associado à imortalidade. Mais recentemente, há quem lhe atribua a designação de “árvore milagre”. No entanto, o aspecto banal deste arbusto denso das regiões mediterrânicas não faz justiça às suas evocações de força vital. São numerosas as particularidades botânicas que lhe conferem este estatuto quase que “sobrenatural”: a capacidade de amadurecer os seus frutos no inverno, de reconstituir a vegetação de um terreno devastado por um incêndio e de combater infecções perigosas.

Este alimento tem uma acção bastante adstringente e antissética sobre as vias urinárias, tornando-se útil em casos de cistites e uterites, mas também para a limpeza do sangue e para o tratamento de diarreias e desinteria e para infecções da boca e da garganta, como defendem vários especialistas. Deve-se, aliás, gargarejar com uma infusão feita com as folhas frescas ou secas.

Pode utilizar as folhas, em infusão ou as raízes em decoção, deixando ferver cerca de dois minutos, seguidos de cinco minutos de infusão. Deve ser tomada entre as refeições ou ao deitar como depurativo.

Os frutos têm sabor farináceo, ligeiramente agridoce, muito utilizado no fabrico de licores, e especialmente destilados na famosa aguardente de medronho, tão apreciada pelos especialistas.

 

1. Benefícios do medronho

O medronho tem inúmeras vantagens e benefícios, mas é importante destacar algumas propriedades, como o seu baixo valor calórico e também, o fato de ser rico em vitamina C e flavonóides, sendo assim considerado uma fonte muito abastada de antioxidantes.

Pode prevenir alguns tipos de cancro e actua como alcalinizante do sangue, graças ao seu forte poder anti-bacteriano. As folhas do medronheiro têm propriedades diuréticas, anti-sépticas das vias urinárias, sendo aplicadas para aliviar a diarreia, doenças a nível renal e arteriosclerose.

Para o alívio da diarreia é aconselhado a colocar cerca de 40 g de folhas num litro de água e ferver 10 minutos, depois juntar açúcar e beber. Este tratamento deve ser efectuado durante dois dias.

Para o alívio de problemas renais, utiliza-se 20 g de folhas para um litro de água para fazer chá, deixando repousar 10 minutos. Beber uma chávena três vezes por dia, durante três semanas.

Para o alívio de arteriosclerose, tritura-se 40 g de raízes secas cortadas em pequenos pedaços, num litro de água. Depois de ferver deixa-se a repousar e só se filtra no momento de beber. Deve-se tomar uma chávena em jejum durante três dias.

Para acelerar a digestão e activar as papilas gustativas, deve-se aspirar apenas o seu delicado aroma frutado que faz crescer-água-na-boca.

 

2. O medronho na culinária

Além do fabrico de licores e aguardente, os frutos vermelhos do medronho ficam excelentes em fondue de chocolate, compotas, azevias e outras iguarias que a criativa imaginação culinária queira.

 

3. O medronho no jardim

O medronho é uma árvore bastante utilizada como decorativa, apesar de ser de crescimento lento. É muito resistente, tem um período de floração muito longo, as suas flores são muito apreciadas pelas abelhas que lhes retiram um pólen de excelente qualidade.

 

4. Receita de licor de medronho

Para um litro de aguardente, use 250 gramas de açúcar mascavado, 750 gramas de medronhos e um pouco de canela moída ou pau de canela. Misture tudo. Esta preparação deverá macerar durante 15 dias em lugar fresco e escuro.

 

5. Contra-indicações do medronho

Em relação às desvantagens que este produto apresenta, existem algumas, mas a mais relevante é que não se deve exagerar no seu consumo, pois é um pouco indigesto. É essencial referir, ainda, que medronhos consumidos muito maduros podem dar origem a ligeiras intoxicações alcoólicas e, em excesso podem danificar o fígado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here