Início Notícias Língua portuguesa entre as mais poderosas do mundo

Língua portuguesa entre as mais poderosas do mundo

A língua portuguesa continua a ganhar cada vez mais adeptos em todo o mundo e a sua importância aumentou exponencialmente nos últimos anos.

3022
0
PARTILHE
língua portuguesa
Países de Língua Oficial Portuguesa

Recentemente, a imprensa nacional e também internacional divulgou os resultados do Power Language Index (PLI), divulgado pelo Fórum Económico Mundial. Os resultados indicam que a língua portuguesa está no 9º lugar do ranking das 10 línguas mais poderosas do mundo, ou seja, as que se considera que têm mais utilidade para um pleno envolvimento no mundo. O PLI mede a utilidade da linguagem para todos os indivíduos do nosso planeta, e não para apenas um indivíduo, nesse âmbito, o índice considera alguns critérios de importância variável, tais como: geografia/capacidade de viajar – 22,5%, capacidade de participar numa economia – 22,5%, capacidade de diálogo – 22,5%, capacidade de consumir conhecimentos e media – 22,5% e capacidade para estabelecer relações internacionais – 10%.

Esta introdução serve para indicar que a necessidade de dominar bem a língua portuguesa tornou-se não só uma necessidade para estabelecermos bem as nossas relações pessoais, mas também começa a ser uma exigência para nos estabelecermos no mercado como profissionais. Apesar de falar e escrever diariamente continuar a ser uma técnica muito utilizada para dominar a língua o mais rapidamente possível, existem detalhes da linguagem que muito dificilmente serão aprendidos sem o auxílio de um professor particular de português.

Utilizar um professor particular representa vantagens imediatas, como a linguagem evoluiu para uma melhor compreensão entre as pessoas, ao ter presencialmente alguém disposto a ajudá-lo a sua curva de aprendizagem será muito mais rápida. Também não devemos subestimar a língua portuguesa, por ser muito rica, também é sinónimo que é mais difícil de aprender. Não só no que concerne à gramática e sintaxe, mas também no que se refere ao vocabulário corrente e não tão cuidado que tão necessário é para o estabelecimento de relações pessoais e conversas do dia a dia. Já a aprendizagem de linguagem cuidado para fins mais profissionais é mais facilmente estruturada tendo um método definido com um professor particular que lhe poderá definir um método personalizado considerando sempre as suas capacidades, e acima de tudo quais as suas principais dificuldades quando se pretende apreender uma linguagem nova ou que não esteja tão bem treinada.

Mas nem sempre as aulas particulares devem ser encaradas como algo exclusivo de quem vem de fora construir uma vida em Portugal. Existem necessidades internas que também podem ser satisfeitas com um professor particular, nomeadamente a preparação para testes e exames cruciais no ano letivo, ou mesmo a revisão de bases que possam colmatar possíveis lacunas existentes no ensino tradicional.

A ajuda de um professor particular tem benefícios que vão muito além da aprendizagem da própria língua, se é verdade que aprender em grupo pode ser benéfico na maioria das situações, a realidade é que em grupos onde exista uma grande disparidade de níveis, isso pode contribuir para uma redução da autoestima dos grupos mais frágeis e insatisfação dos grupos mais evoluídos. O auxílio de aulas particulares reduz este diferencial e contribui para um aumento da confiança dos indivíduos que possam sentir mais dificuldades na aprendizagem da língua.

Mais artigos

massacre de colmeal

História desconhecida de Portugal: o massacre de Colmeal

História desconhecida de Portugal: o massacre de Colmeal O princípio do fim da aldeia do Colmeal, que daria origem à destruição da aldeia, às expulsão...

Mais recentes

desastres em portugal

Os 19 maiores desastres ocorridos em Portugal nos últimos 75 anos

Os 19 maiores desastres ocorridos em Portugal nos últimos 75 anos Precisamente na altura em que mais uma tragédia se abate sobre o país, importa...

REDES SOCIAIS

155,321FãsGostar
245SeguidoresSeguir
667SeguidoresSeguir

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here