Início Cultura Língua Portuguesa: a curiosa origem da expressão “Santinho!”

Língua Portuguesa: a curiosa origem da expressão “Santinho!”

A Lingua Portuguesa está repleta de detalhes preciosas e curiosidades interessantes. Qual é a origem da expressão "Santinho!"?

0
0
santinho
Santinho

A Língua Portuguesa é riquíssima em expressões, algumas delas bastante curiosas. Muitas vezes, utilizamos estas expressões no nosso quotidiano e nem sequer paramos para pensar na sua origem ou no seu real significado. Caso o fizéssemos, talvez encontrássemos algumas curiosidades interessantes sobre as superstições e os hábitos dos nossos antepassados. É o caso da origem da expressão “Santinho!”, dita quando alguém espirra.

É muito comum proferirmos expressões como “santinho” ou “saúde”, “viva” e “Deus te abençoe” em resposta automática a um espirro. Este fenómeno a seguir a um espirro ocorre um pouco por todo o mundo sendo muito usual o uso do “bless you” em países de língua inglesa, que tem origem em “God bless you” ou “Deus te abençoe” em português. Mas afinal, espirrar é um ato tão natural como tossir porque estaremos tão habituados a reagir desta forma a uma reacção corporal e não às outras?

Uma das teorias mais comuns tem origem na Europa durante as crises de peste. Nessa altura, quando alguém espirrava, acreditava-se que a alma dessa pessoa ficara desprotegida e por isso abençoava-se a quem espirrasse como forma de protecção.

Outra teoria acreditava que durante o ato o coração parava de bater. Desta feitas as expressões utilizadas serviam como cumprimento à pessoa que tinha “voltado à vida”. Daí “santinho”.  Outra teoria defende que abençoar alguém irá proteger as pessoas de espirrarem as suas almas pelo nariz – numa altura em que esta frase era dita por questões de superstição, claro.

Outra explicação possível, é que durante a Idade Média, apesar dos parcos conhecimentos médicos, havia a noção que o espirro estava frequentemente associado à doença. Devido à falta de meios para curar muitas das doenças existentes, abençoar a pessoa que espirrava garantia assim as “boas sortes” para o enfermo.

Na Hungria, Eslováquia e Eslovénia e alguns países do oriente médio, o espirro que ocorre após alguém fazer uma afirmação é às vezes interpretada como uma confirmação por Deus de que a afirmação era verdadeira.

No Japão, as pessoas frequentemente acreditam que o espirro ocorre quando alguém está a falar mal delas nas suas costas ou por uma pessoa distante.

É uma crença comum na Índia que alguém que espirra inesperadamente lembra ou é lembrado por uma pessoa querida. A maioria dos indianos considera espirrar saudável, e a inabilidade de espirrar ser causa para alarde.

 

Sabia que é impossível espirrar de olhos abertos?

Espirrar funciona como forma de acção do organismo para expulsar impurezas, bactérias e vírus. O espirro provoca uma reacção de elevado grau de violência a uma grande velocidade. As gotículas expelidas pelo espirro atingem 160 km/h o que pode fazer com que todos os músculos da cara se contraiam. Assim, por força dessa contracção e sendo uma acção involuntária, é impossível mantermos os olhos abertos durante um espirro.

 

Artigo anterior12 fantásticos locais para visitar perto de Leiria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here