VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Cultura

Língua Portuguesa: 5 dicas para melhorar a sua capacidade de escrita

Como melhor a capacidade de escrita utilizando todas as virtudes da Língua Portuguesa de forma perfeita e exemplar? Veja as nossas dicas.

VxMag by VxMag
Nov 7, 2020
in Cultura
4
Língua Portuguesa

Língua Portuguesa

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

melhores casas de fado de Lisboa

Fado: história e origem de um símbolo tão português

Mar 26, 2023
Lenda do Galo de Barcelos

Galo de Barcelos: mais do que uma lenda, um símbolo de Portugal

Mar 25, 2023
Estação de Aveiro

Azulejos portugueses: história, origem e curiosidades

Mar 23, 2023
Pauliteiros de Miranda

Pauliteiros de Miranda: os guerreiros dançantes de Trás-os-Montes

Dez 16, 2022

A Língua Portuguesa é uma língua poética e óptima para ser utilizada na redacção de livros, romances ou poemas. Mas muitas vezes, embora possamos ter o dom da palavra e exprimir as nossas ideias de forma correcta e em bom português, é difícil transpor tudo aquilo que queremos para o papel. Escrever um bom texto em Língua Portuguesa requer talento, mas também requer motivação, treino e paciência.

Como melhorar a escrita de textos? Essa é uma pergunta recorrente entre os falantes, pois escrever bem pode ser o segredo do sucesso na vida académica e na vida profissional. A resposta não é simples. Afinal de contas, escrever bem é uma competência que desenvolvemos ao longo da vida e não existe uma fórmula mágica capaz de nos transformar em exímios escritores do dia para a noite.

Se você quer aprender a lidar melhor com a modalidade escrita ou mesmo aprimorar o conhecimento sobre a língua que você já dispõe, confira as cinco dicas que preparámos para si.

Dica 1: Leia mais

É inegável o facto de que quem lê mais tem mais facilidade com a modalidade escrita. É por isso que logo no começo deste texto afirmámos que não existe uma fórmula mágica disponível para transformar uma pessoa que não lê num bom escritor. Escrever bem é um objectivo a ser alcançado e o melhor exercício para atingir essa competência linguística é a leitura. Por meio da leitura entramos em contacto com a língua e os seus diferentes registos, aprendemos na prática regras da norma-padrão sem que precisemos de decorar toda a gramática normativa.

Dica 2: Diversifique a leitura

Não basta ler qualquer coisa. É preciso seleccionar aquilo que você vai ler. Você pode ler best-sellers, mas não se esqueça dos clássicos da literatura. Afinal de contas, eles são as fontes de toda a literatura contemporânea. Lembre-se também de diversificar a leitura, ou seja, não fique preso a um único género textual. Conhecer os géneros e as suas características é importante para que você os identifique, assim como é importante para que você se aproprie dos seus recursos linguísticos.

Dica 3: Não se esqueça do leitor

Dica importantíssima! Qual é a finalidade maior da linguagem, seja ela oral ou escrita? A comunicação. Se a comunicação não acontece, ou seja, se o leitor não consegue entender o que você escreveu, então algo está errado. Para ter certeza de que o erro não é seu, certifique-se de que o seu texto está em conformidade com o seu público-alvo. Evite rebuscamentos linguísticos, termos técnicos e construções sintácticas complexas, principalmente se o seu leitor for um leitor médio.

Dica 4: Pontue mais

Uma pontuação correcta é capaz de eliminar períodos longos, tipo de construção sintáctica que favorece o surgimento da ambiguidade, defeito textual indesejado nos textos não literários. Se você não conhece bem todas as regras para pontuar adequadamente, faça o simples exercício de ler o seu texto em voz alta. Ao ler a sua redacção, certamente você entenderá quando e como pontuá-la, o que consequentemente levará à elaboração de períodos mais curtos. Os períodos curtos podem eliminar incoerências, além de ser uma óptima pedida para a coesão do seu texto.

Dica 5: Cada parágrafo, uma ideia

Você sabe para que serve o parágrafo? Na estrutura do texto, o parágrafo é responsável por dar um intervalo entre um assunto e outro dentro do mesmo tema. Isso quer dizer que num único parágrafo não devem coabitar ideias diferentes. Nele deve existir uma ideia central desenvolvida por ideias secundárias que estabeleçam conexão com o tópico frasal. Se você perceber que outra ideia central surgiu, então é hora de mudar de parágrafo. Se ainda assim, no final do seu texto, você notar que a estrutura textual ficou comprometida em virtude da paragrafação inadequada, não tenha preguiça de reestruturá-lo. Reescrever é um dos principais exercícios para quem quer aprimorar a escrita.

Tags: língua portuguesa
VxMag

VxMag

Comments 4

  1. Janete says:
    4 anos ago

    Adorei os artigos.

    Responder
  2. vanessa fonseca da mata says:
    3 anos ago

    Sempre muito atuais e guias por excelencia. Uma vez mais estou pronta para vos seguir em conformidade com o meu desejo de assegurar uma valorosa disciplina de aprendizagem.
    Embora ja cumprisse estas regras nunca e demais recorda-las por uma autoridade reconhecida como e o vosso caso.

    Responder
  3. vanessa fonseca da mata says:
    3 anos ago

    Ler livros diversificados e artigos de jornais torna-nos mais articulados e bem preparados para a comunicacao. naoe aplicavel ao telejornal que tem apresentado lacunas com frequecia por razoes de economia ao contratar profissionais jornalistas mais recentes. O espirito critico, quando baseado no devido conhecimento, e imprescindivel.
    Obrigada pela vossa prestacao adequada.

    Responder
  4. Juliana Alexandre Paulo says:
    3 anos ago

    adorei as dicas, e quero acreditar que ajudou muito vou fazer o uso das mesma para melhorar o meu vocabulário.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Passadiços do Távora
Viagens

Passadiços do Távora: um passeio de encantar no Centro de Portugal

by VxMag
Mar 30, 2023
0

Ao longo das margens da Albufeira da Barragem do Vilar, espelho de água maravilhoso que trouxe uma nova vida a...

Read more
Cascata da Fórnea

Trilho da Cascata da Fórnea: à descoberta das Serras de Aire e Candeeiros

Mar 30, 2023
Trilho da Preguiça – Ecologia do Carvalhal (PR10 TBR)

Trilho da Preguiça: o melhor do Gerês num percurso curto e fácil de fazer

Mar 29, 2023
árvores mais antigas de Portugal

Portugal tem 3 das árvores mais antigas do mundo

Mar 29, 2023
Praia Fluvial de Adaúfe

Praia fluvial de Adaúfe: um pequeno paraíso para descobrir em Braga

Mar 28, 2023
Lagoa de Óbidos

Lagoa de Óbidos: a maior lagoa de água salgada de Portugal

Mar 28, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine