Início Sociedade Lince da Malcata

Lince da Malcata

É a espécie de felinos mais ameaçada do mundo mas tem recuperado a sua população graças ao esforço de Portugal e Espanha. Falamos do Lince da Malcata.

1987
0
Lince da Malcata
Lince da Malcata

Lince da Malcata

O lince da Malcata é considerado o felino mais ameaçado do mundo e o único considerado Criticamente em Perigo pela União Internacional para a Conservação da Natureza – UICN. Durante o século XX a distribuição desta espécie sofreu um acentuado declínio que teve como consequência a redução e o desaparecimento de algumas das suas populações, ficando estas cada vez mais dispersas e afastadas.

Lince da Malcata
Lince da Malcata

Este declínio deveu-se sobretudo a dois factores: a regressão da sua principal presa, o coelho, como resultado de doenças virais (mixomatose, febre hemorrágica), abandono das práticas agrícolas tradicionais e algumas práticas cinegéticas desadequadas; e a perda e deterioração do seu habitat, os matagais e bosques Mediterrânicos, nomeadamente devido à sua substituição por plantações de espécies florestais exóticas e/ou de crescimento rápido (ex. eucalipto, pinheiro-bravo), à construção de grandes infra-estruturas (ex. barragens, estradas) e aos recorrentes incêndios florestais.

Lince da Malcata
Lince da Malcata

Outros factores como a morte não natural (ex. atropelamentos, furtivismo), doenças (ex. tuberculose bovina) e perturbação nas áreas de reprodução representam sérios desafios à actual sobrevivência da espécie. Este conjunto de ameaças levou a que, segundo as investigações mais recentes, actualmente a população total de Lince da Malcata esteja reduzida a cerca de 200 indivíduos adultos, conhecendo-se actualmente apenas duas populações reprodutoras em Espanha, ambas na Andaluzia, nas regiões da Serra Morena Oriental e de Doñana.

Em Portugal, apesar de actualmente não serem conhecidas populações reprodutoras da espécie, ocorrem registos esporádicos, alguns dos quais de animais provenientes de populações espanholas à procura de novos territórios. Foi o caso do último registo, obtido em 2010 (passados 9 anos do anterior registo) na região de Moura / Barrancos, uma das áreas de intervenção do Programa Lince. O Lince da Malcata é uma espécie emblemática, que já foi alvo de campanhas para reconhecimento da situação da espécie em Portugal (ex. Campanha LPN/ICN “Salvemos o Lince e a Serra da Malcata”- primeira campanha de sensibilização sobre o lince-ibérico).

Lince da Malcata
Lince da Malcata

Trata-se do único grande mamífero carnívoro endémico da Península Ibérica e o mais ameaçado da Europa. Só uma intervenção urgente poderá travar o seu processo de extinção e evitar o primeiro desaparecimento de um felino na Europa nos últimos 2000 anos.

Mais artigos

A paradisíaca aldeia portuguesa onde apenas vive uma pessoa

  Percorrem-se uns largos quilómetros de estrada sem avistar qualquer povoação até se chegar a Val de Poldros, a 1200 metros de altitude, com uma...

Mais recentes

Língua Portuguesa: escreve-se “onde” ou “aonde”?

Quem disse que falar português correctamente era fácil? A Língua Portuguesa pode ser muito traiçoeira e repleta de pequenos pormenores que nos fazem cometer...

REDES SOCIAIS

186,678FãsCurtir
288SeguidoresSeguir
759SeguidoresSeguir
Artigo anteriorPraia do Camilo (Lagos)
Próximo artigoPraia da Marinha (Lagoa)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here