Início Gastronomia Kefir: o que é, benefícios, como fazer e onde comprar

Kefir: o que é, benefícios, como fazer e onde comprar

É consumido há milhares de anos mas começou agora a ser descoberto no ocidente. Descubra os benefícios do Kefir de leite e do Kefir de água.

6068
0
Kefir
Kefir

Em turco, kefir significa ‘bênção’ e refere-se a uma bebida fermentada com um sabor agradável consumido há milhares de anos na região do Cáucaso. Diz a lenda que o Kefir foi um presente de Maomé aos monges ortodoxos do Cáucaso, a quem ele explicou como usá-lo, com o aviso de que eles não revelariam o segredo da sua preparação ou poderiam perder o seu poder.

Kefir
Kefir

Muito provavelmente, no entanto, este produto foi criado muito tempo antes. É possível que algum pastor o tenha descoberto guardando o leite e achando-o azedo numa bolsa de couro ou no estômago de um animal, algo muito comum nos tempos antigos.

Chama-se kefir aos grãos com os quais o leite é fermentado e também ao produto resultante. Acredita-se que seja responsável pela grande longevidade entre as pessoas que o consomem e por isso é considerado benéfico para a saúde.

Os grãos ou nódulos têm uma consistência gelatinosa e são usados ​​para fermentar leite fresco ou água com açúcar. O resultado, kefir de leite ou de água, é um probiótico que facilita a digestão e melhora as defesas do corpo.

 

Benefícios do Kefir

O kefir de leite é rico em, além de bactérias benéficas, cálcio, proteína e vitamina B12, com a vantagem de que nesta bebida o conteúdo de lactose é reduzido, transformando-o em ácido láctico e evitando intolerâncias, sendo portanto mais facilmente tolerado por quem tem problemas em beber leite.

Benefícios do Kefir
Benefícios do Kefir

Por outro lado, os grãos de kefir contêm cerca de 400 milhões de microorganismos por grama, dos quais cerca da metade são bactérias Lactobacillus.

Como probiótico, ajuda a regenerar a flora intestinal e é indicado em indigestão, candidíase, constipação ou diarreia, além de estimular as defesas do corpo.

 

Quais são as diferenças entre o Kefir e o Iogurte?

No iogurte, existe apenas uma fermentação láctica, enquanto o kefir causa uma fermentação lacto-alcoólica e carbonatada do leite. O teor alcoólico do kefir não costuma exceder 1%, uma quantidade insignificante (a menos que você tenha um sério problema de fígado).

O kefir tem uma variedade maior de microorganismos probióticos, alguns deles também presentes no iogurte. Este último geralmente fornece apenas um tipo de bacilo ou bactéria.

Kefir
Kefir

O iogurte é mais macio, cuja acidez pode ser aliviada deixando o leite menos tempo em contacto com os grãos de kefir.

A prisão de ventre ou a diarreia melhoram dependendo do tempo em que os grãos foram deixados no leite. Se for coado às 24 horas, o leite de kefir exerce um leve efeito laxante, enquanto que, se for deixado mais tempo, além de ser mais ácido, torna-se adstringente.

 

Como fazer Kefir?

Para preparar o kefir em casa, não é necessário mais do que uma certa quantidade de grãos de kefir, frascos de vidro de boca larga com as suas respectivas tampas, um guardanapo e uma borracha para fechar o recipiente e deixar respirar o leite fresco. O leite pode ser magro, meio gordo ou gordo.

É importante maximizar a limpeza desses utensílios e, se possível, reservá-los exclusivamente para fazer kefir.

É aconselhável evitar utensílios de metal, incluindo o filtro, pois os nódulos e o leite de kefir têm um pH ácido e podem reagir com os metais. A melhor opção é de plástico (colher, filtro…).

Kefir
Kefir

Para a sua elaboração, os frascos de vidro são preenchidos com leite fresco em temperatura ambiente (não frio), os nódulos de kefir são incorporados; A jarra é fechada com um guardanapo e uma borracha e o kefir pode descansar e crescer num local escuro, uma gaveta ou despensa que não abrimos.

Se o prepararmos ao meio-dia, no dia seguinte à noite já poderemos consumi-lo. No dia seguinte, o kefir é coado, os nódulos são reservados em um recipiente de vidro e a jarra com kefir de leite é bem fechada e armazenada no frigorífico, como um iogurte.

É melhor consumi-lo sem açúcar ou mel para preservar melhor as suas bactérias benéficas.

 

Kefir de leite vs Kefir de água

Os nódulos do kefir tradicional ou do leite são de textura elástica e de cor levemente amarelada, enquanto os nódulos de água têm uma cor translúcida e uma textura frágil, que se rompe facilmente quando você os pressiona com os dedos.

Embora tenham uma aparência diferente e estejam adaptados a diferentes meios, os dois contêm praticamente a mesma microflora, um conjunto de bactérias vivas e leveduras benéficas. Os grãos são chamados SCOBY, um acrónimo em inglês para colónia simbiótica de bactérias e leveduras.

A vantagem do kefir de água é que ele pode ser tomado por pessoas que não desejam incluir produtos lácteos na sua dieta ou com intolerância ao leite.

 

Onde comprar Kefir?

Hoje em dia, em Portugal, existe Kefir de leite em quase todos os supermercados: Continente, Pingo Doce, Lidl. Existem inclusive marcas portuguesas, como a Vigor, que produzem Kefir de leite. Mais difícil será encontrar Kefir de água à venda. Quanto aos grão de Kefir, ideal para quem quiser preparar este produto em casa, podem ser adquiridos em algumas lojas online. Lojas como a Celeiro ou a Kefirko podem ser boas soluções.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here