Início História Ínclita geração: os 6 infantes que prestigiaram Portugal no Mundo

Ínclita geração: os 6 infantes que prestigiaram Portugal no Mundo

Seis irmãos, filhos de D. João I e D. Filipa. Cada um à sua maneira deixaram uma marca em Portugal e alguns alteraram a história mundial. A Ínclita Geração.

8833
4
COMPARTILHE
d. joão I
Casamento de D. João I e D. Filipa de Lencastre, pais da Ínclita Geração

Html code here! Replace this with any non empty text and that's it.

Ínclita Geração é o epíteto dado na História de Portugal aos filhos do rei João I de Portugal (1356-1433) e de Filipa de Lencastre (1360-1415). Foi cunhado pelo poeta Luís de Camões em “Os Lusíadas” (Canto IV, estância 50):

Mas, pera defensão dos Lusitanos,
Deixou, quem o levou, quem governasse
E aumentasse a terra mais que dantes:
Ínclita geração, altos Infantes.

A expressão refere-se ao valor individual destes príncipes – os que chegaram à idade adulta, uma vez que os dois primeiros filhos do casal morreram ainda crianças – que se destacaram em sua época pelo seu elevado grau de educação, valor militar, grande sabedoria e predominância na vida pública portuguesa. Foram eles:

1. Infante D. Duarte (1391-1438), que foi rei de Portugal (1433-1438);

D. Duarte
D. Duarte

Em 1433 sucedeu a seu pai. Num curto reinado de cinco anos deu continuidade à política exploração marítima e de conquistas em África. O seu irmão Henrique estabeleceu-se em Sagres, de onde dirigiu as primeiras navegações e, em 1434, Gil Eanes dobrou o Cabo Bojador. Numa campanha mal sucedida a Tânger o seu irmão D. Fernando foi capturado e morreu em cativeiro. D. Duarte interessou-se pela cultura e escreveu várias obras, como o Leal Conselheiro e o Livro da Ensinança de Bem Cavalgar Toda Sela. Preparava uma revisão da legislação portuguesa quando morreu, vitimado pela peste.

2. Pedro, Duque de Coimbra (1392-1449), senhor de grande cultura e muito viajado, conhecido como “Príncipe das Sete Partidas” e considerado o príncipe mais culto da sua época; foi regente de Afonso V de Portugal, seu sobrinho; veio a falecer em combate na Batalha de Alfarrobeira.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here