Com o bom tempo a chegar, as viagens voltam a ser uma vontade de muitos. Uns vão para norte, outros para o sul, mas a nossa recomendação neste conteúdo é para a zona centro do país, mais concretamente, para Coimbra.
Seguem-se alguns dos locais imperdíveis na região de Coimbra, que vão desde os seus incríveis museus até às suas igrejas e, até, às paisagens naturais. Vamos a isto?
Locais a visitar na região de Coimbra
Mosteiro de Santa Clara-a-Nova
Começando numa das zonas altas de Coimbra, tem-se o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, também conhecido como convento da Rainha Santa Isabel. Este mosteiro surgiu após uma das inundações do rio Mondego e guarda imenso da Rainha Santa Isabel.
A Rainha Santa Isabel é muito conhecida pelo milagre das rosas. Essa lenda conta, basicamente, que a rainha saiu do castelo, numa manhã de inverno, para distribuir pães aos mais desfavorecidos. Quando questionada pelo soberano quanto ao que levava consigo, a rainha respondeu que eram rosas. D. Dinis ficou desconfiado, mas quando a rainha mostrou o que escondia, apareceram rosas e não os supostos pães.
Caso goste da visita a este mosteiro, pode fazer o momento perdurar durante mais uns anos através da compra de artigos religiosos relacionados a Coimbra. Infelizmente, não tem grandes possibilidades de compra de artigos religiosos no local, mas pode fazê-lo na loja online Holyart.pt. A loja italiana dedicada à venda de artigos religiosos tem muitas opções de produtos, como terços, livros litúrgicos e, para este caso em específico, imagens da Rainha Santa Isabel feitas por artesãos.
Parque Verde do Mondego
Descendo do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova e andando um pouco em direção ao centro da cidade, irá encontrar o parque verde do Mondego. Esse é o sítio ideal para descansar um pouco à beira rio ou, se quiser caminhar mais um pouco, fazer um piquenique nas mesas disponíveis.
Em 2006 foi inaugurada a ponte pedonal “Pedro e Inês” que liga as duas margens do rio, sendo, portanto, uma excelente opção após o pequeno descanso.
Andando mais um pouco, chega aos cafés da baixa da cidade, onde pode beber um café nas esplanadas e experimentar alguns dos doces típicos da cidade, como os pastéis de Santa Clara, os pastéis de Tentúgal, as queijadas de Pereira ou as arrufadas.
Sé Velha
Subindo um pouco, pode encontrar a Sé Velha. Este é um dos monumentos mais conhecidos na região de Coimbra e é, também, a única catedral em Portugal que se tem mantido intacta desde a sua construção.
Por essas razões e por ter a aparência de um castelo, muitos visitantes incluem a visita a este local na lista. E, se precisar de mais motivos, em determinadas alturas do ano pode assistir à serenata neste local, com uma magia típica da cidade dos estudantes.
Museu Nacional Machado de Castro
Subindo mais um pouco, chegará a este museu que tem coleções incríveis de arqueologia, escultura, pintura, cerâmica e muito mais. Mas não fica por aí! Se for do seu interesse, também pode visitar Aeminium, uma antiga cidade romana que pode ser visitada debaixo de Coimbra.
O nosso conselho é perder, realmente, algum tempo na visita ao Museu Nacional Machado de Castro.
Universidade de Coimbra
Chegando mesmo ao fim, temos a Universidade de Coimbra, uma das mais antigas do mundo e a mais antiga do nosso país. Dependendo da altura do ano em que decida visitar a região, pode descobrir o porquê de esta ser considerada a cidade dos estudantes – já que estes têm diversas tradições às quais pode ter a sorte de assistir.
Ao visitar a zona central, conseguirá subir à grande Torre, ter uma vista incrível sobre toda a cidade, visitar o jardim botânico – e, quem sabe, parar para descansar um pouco e apreciar o espaço.
Praia Fluvial de Palheiros e Zorro
Para terminar, caso esteja um dia de sol, pode visitar uma das praias fluviais mais conhecidas de Coimbra. Apesar de se encontrar a alguma distância do centro da cidade, existem transportes públicos para a zona.
Pode, ainda, experimentar outras praias fluviais, como a Praia Fluvial do Rebolim – mais próxima do centro da cidade e mais recente – ou outras opções mais afastadas, como a Praia Fluvial da Cascalheira – Arganil –, a Praia Fluvial do Vimieiro – Penacova – ou a Praia Fluvial de Foz d’Égua – também em Arganil.
Terminada a visita a Coimbra, porque não aproveitar para visitar as regiões envolventes? Lousã, Figueira da Foz e Montemor-o-Velho são excelentes opções para continuar o seu passeio.