Início História Histórias da 1ª República Portuguesa: o Governo que só durou 5 minutos

Histórias da 1ª República Portuguesa: o Governo que só durou 5 minutos

A primeira república portuguesa ficou conhecida por períodos de grande instabilidade, alguns deles caricatos: o governo que só durou 5 minutos.

1181
0
COMPARTILHE
Proclamação da República Portuguesa

Francisco José de Meneses Fernandes Costa  foi um jurista e político do período da Primeira República Portuguesa.

Foi membro do Partido Republicano Português, tendo acompanhado as sucessivas dissidências e recomposições partidárias que deram origem ao Partido Evolucionista, ao Partido Liberal Republicano e ao Partido Republicano Nacionalista nos quais militou. Entre 1908 e 1911 foi o 1.º e único Grão-Mestre do Grande Oriente Português.

Protagonizou um dos mais bizarros incidentes da Primeira República, bem demonstrativos da crónica instabilidade do tempo, quando tendo sido oficialmente nomeado para as funções de presidente do Ministério, a 15 de Janeiro de 1920, foi obrigado a demitir-se no mesmo dia, sem tomar oficialmente posse, naquele que ficou conhecido como o “Governo dos Cinco Minutos”.

Governo dos Cinco Minutos é designação pelo qual ficou conhecido na historiografia portuguesa o elenco ministerial presidido por Francisco Fernandes Costa que no contexto da crónica instabilidade governativa da Primeira República Portuguesa tomou posse a 15 de Janeiro de 1920, apenas para se demitir nesse mesmo dia.

Mais artigos

Os piores comentários dos turistas sobre Portugal

  Portugal está na moda. Os turistas invadiram as nossas cidades e estão por todo o lado. Mas será que saem de Portugal sempre satisfeitos?...

Mais recentes

16 palavras de origem brasileira usadas em Portugal

  A língua portuguesa viajou pelo mundo na Época dos Descobrimentos e acabou por falar uma comunidade de mais de 200 milhões de falantes do...

REDES SOCIAIS

161,353FãsCurtir
260SeguidoresSeguir
704SeguidoresSeguir

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here