Início História História insólita de Portugal: o rei com 70 anos que só bebia...

História insólita de Portugal: o rei com 70 anos que só bebia leite humano

Ter uma ama de leite enquanto criança era normal nos futuros Reis, mas ter uma ama de leite aos 70 anos... nem por isso. História insólita de Portugal.

12712
1
história insólita de portugal
Cardeal D. Henrique

 

Embora o facto de usar uma ama de leite nos pareça estranho nos dias de hoje, a verdade é que a realeza europeia recorreu a amas de leite durante séculos para amamentar os seus filhos. Portanto, este assunto não seria estranho se estivéssemos a falar de um pequeno infante, futuro rei, que com 1 ou 2 anos de idade era amamentado por uma desconhecida qualquer.

Cardeal D. Henrique
Cardeal D. Henrique

O estranho deste caso é constatar que, com 70 anos, existiu um rei que apenas bebia leite humano. Falamos do Cardeal D. Henrique, que governou Portugal entre 1578 e 1580, depois da morte de D. Sebastião.

Ama de leite
Ama de leite

O Cardeal D. Henrique, vendo a sua saúde debilitada, achou por bem recorrer aos serviços de uma ama de leite e beber apenas leite dos próprios seios da mulher. No entanto, para o cardeal não bastaria tratar-se de uma qualquer mulher e, portanto, tratou de encomenda o serviço a alguém de nascimento nobre, neste caso Maria da Mota, casada com Rui Fernandes Costa.

D. Sebastião
D. Sebastião

O facto de o Cardeal D. Henrique ter tão estranho hábito gerava estranheza na população, mas o mais grave era que gerava também preocupação pela sua sanidade mental e reais capacidades de governar o reino, havendo por isso enorme pressão para que se encontrasse um novo Rei. A escolha, infelizmente, iria recair sobre Filipe II de Espanha.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here