Início Notícias Há uma cidade portuguesa na lista de pérolas escondidas da Europa

Há uma cidade portuguesa na lista de pérolas escondidas da Europa

A revista especializada em turismo, European Best Destinations elegeu uma cidade portuguesa como uma das pérolas escondidas da Europa. Adivinha qual?

6
Coimbra
Coimbra

E não é nem Lisboa nem o Porto. O site European Best Destinations incluiu Coimbra entre os 13 melhores destinos camuflados no velho continente. Com uma “mística muito especial”, Coimbra condensa as “memórias despreocupadas e tranquilas dos esperançosos estudantes que por lá atravessaram a sua juventude, enquanto estudantes da Universidade”.

É assim que o European Best Destinations, um portal que tem por hábito compilar os melhores locais na Europa, em listas para todos os gostos e requintes, descreve a cidade dos estudantes.

Universidade de Coimbra
Universidade de Coimbra

Coimbra surge na lista das “melhores jóias escondidas na europa”, com a típica fotografia de praxe da paisagem universitária, iluminada pelo rio Mondego, a acompanhar os dois parágrafos de texto.

A descrição fica completa com a recordação da herança histórica da cidade, que conserva a presença romana, através do criptopórtico no Museu Machado de Castro. O site recorda também que a cidade foi a primeira capital do país, durante mais de 200 anos, nos primeiros períodos de monarquia.

Universidade de Coimbra
Universidade de Coimbra

O catálogo, onde se inclui a cidade do centro de Portugal, fica completo com as cidades de Piran (Eslovénia), Portofino e Burano (Itália), Hvar (Croácia), Dinant (Bélgica), Mellieha (Malta), Tenby (País de Gales), Sveti Stefan (Montenegro), Ploumanac’h, Eguisheim, Cap Ferret e Colmar (França).

Coimbra
Coimbra

O European Best Destinations inclui com frequência cidades e regiões nacionais nas suas listas. Por exemplo, na lista de 10 melhores destinos vinícolas o Alentejo e o vale do Douro surgem em destaque e na secção de locais de viagem mais em voga o Algarve e o Porto fazem companhia a Milão, Paris, Istambul e Amesterdão.

Coimbra
Coimbra

Coimbra foi a capital medieval de Portugal durante mais de cem anos, e é a sede da maior universidade do país durante os últimos cinco séculos. A sua cidade tem uma grande importância na história de Portugal. Na actualidade é uma cidade compacta, que deve ser visitada a pé.

A sua zona histórica encontra-se junto a um vale na margem do rio Mondego, e organiza-se de forma uma espécie de “estampagem” com todos os edifícios que trazem consigo quase um milénio de história, desde o Arco de Almedina, localizado ao pé da cidade, até à Torre do Relógio, que coroa o pátio da antiga universidade.

Coimbra
Coimbra (Foto: Daniel Palos)

A parte moderna da cidade encontra-se um pouco longe do centro histórico: um parque moderno com terraços, bares e restaurantes, ao lado do rio, uma fantástica ponte pedonal sobre o Mondego, grandes centros comerciais e tudo o que se pode esperar de uma cidade europeia importante.

6 COMENTÁRIOS

  1. belissimo local de nascença, dos meus velhos e em geral familia,portuga é lindissima,morada dos meus velhos MONGADOURO…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here