Início Notícias Guimarães é o 4.º Património UNESCO mais recomendado do mundo

Guimarães é o 4.º Património UNESCO mais recomendado do mundo

É uma distinção mais do que merecida para a cidade berço: o centro histórico de Guimarães é o 4º Património UNESCO mais recomendado do mundo.

11894
2
Guimarães
Guimarães

 

As opiniões da comunidade de utilizadores do TripAdvisor, provavelmente o mais influente portal de viagens do mundo, colocaram o centro histórico vimaranense em 4.º lugar entre todos os destinos do mundo com Património UNESCO. Numa lista liderada pelo Conjunto Histórico do Palácio Potala, de Lhasa (Tibete sob administração chinesa), a ex-Capital Europeia da Cultura brilha à frente de Masada (Israel) e atrás do Desfiladeiro de Ironbridge (no Reino Unido, berço da revolução industrial) e do Palácio e Parque de Fontainebleau (França).

Guimarães
Guimarães

O top surge de uma parceria entre UNESCO e Tripadvisor, baseando-se na análise do feedback de mais de 1,1 milhões de viajantes. Trata-se do maior estudo deste género jamais realizado, segundo o comunicado do TripAdvisor. Cada um dos 962 sítios designados pela UNESCO como Património Mundial tem um enorme significado cultural ou natural, comenta Emma Shaw, porta-voz do site, realçando que estas listas identificam os locais mais valorizados pelos milhões de viajantes do TripAdvisor que os visitam.

Guimarães
Guimarães

A parceria entre o site e a agência das Nações Unidas nasceu em 2009 e, através de várias iniciativas conjuntas e relacionadas com o património, pretende sensibilizar e conquistar o apoio dos viajantes para a preservação dos sítios naturais e culturais inscritos na lista da UNESCO. Quando os utilizadores do site escrevem sobre um hotel, restaurante ou atracção que esteja dentro de uma área com Património Mundial, é-lhes solicitado que respondam a um inquérito sobre a sua experiência em relação ao sítio UNESCO, incluindo se o recomendam ou não. Ao todo, já foram recebidos mais de 1,1 milhões de inquéritos.

Guimarães
Guimarães

Entre vários comentários de portugueses, surgem também turistas estrangeiros – lindo e digno de ser visitado, escreve um utilizador espanhol; encantadora cidade velha, diz um argentino; respira-se uma belíssima atmosfera, aponta outro; saborosa comida regional, lembra um brasileiro; ou absolutamente charmoso, resume um francês.

Guimarães
Guimarães

Guimarães, cidade histórica de origem medieval, sede de município, tem as suas raízes no século X, e é conhecida por “Berço da Nação” ou “Cidade Berço”, pelo seu papel crucial na formação de Portugal, por aqui ter sido estabelecido o centro administrativo do Condado Portucalense por D. Henrique e pelo facto do seu filho, D. Afonso Henriques, o primeiro Rei Português, aqui poder ter nascido.  O seu Centro Histórico está classificado como Património da Humanidade pela UNESCO, e é um dos centros medievais mais bem preservados do País, onde o tempo parece realmente ter dado tréguas e magicamente parado.

Paço dos Duques de Bragança
Paço dos Duques de Bragança

Mas muito mais há para conhecer e visitar em Guimarães, como a Colina Sagrada, coroada com o Castelo de Guimarães, o maravilhoso Paço dos Duques de Bragança (século XV), o mosteiro e igreja de Nossa Senhora da Oliveira (com o museu Alberto Sampaio), o Gótico Padrão do Salado, do século XIV, ou a elegante igreja de São Francisco, com os seus deslumbrantes azulejos do século XVIII, as Igrejas da Misericórdia e de São Pedro ou o Palácio e Centro Cultural Vila Flor, do século XVI e recentemente restaurado, ou o antigo Mosteiro de Santa Marinha da Costa, do século XII, uma das mais sumptuosas pousadas do país, com os jardins e capela abertos ao público…

Praça de Santiago
Praça de Santiago

Guimarães e os seus arredores tem tantos outros pontos de interesse a oferecer a todos os que a visitam, muitos deles dotados de Visitas em áudio, para uma melhor percepção do que se visita. A não perder, igualmente, é a viagem de teleférico numa extensão de 1,7 km para subir à Montanha e Santuário de Nossa Senhora da Penha, a 400 metros, um dos mais impressionantes panoramas do Norte de Portugal.  Guimarães, como importante Pólo Turístico, oferece igualmente uma forte e diversificada oferta gastronómica e de Restauração, bem como uma oferta hoteleira de grande qualidade.

 

Mais artigos

Mais recentes

Roteiro pela Serra da Estrela: o que ver, o que fazer,...

Aqui encontra-se a paz, a beleza natural e o silêncio das montanhas. Este destino montanhoso, para além de ser a maior serra de Portugal...
[td_block_social_counter custom_title=”REDES SOCIAIS” header_color=”#000000″ facebook=”vortexmag” twitter=”@VortexMag” googleplus=”+VortexmagNet1″ open_in_new_window=”y”]

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here