Início Cultura Festa dos Tabuleiros (Tomar)

Festa dos Tabuleiros (Tomar)

De 4 em 4 anos, em Tomar, as ruas enchem-se de flores para a realização da Festa dos Tabuleiros. A última vez foi em 2011 e em 2015 volta a ser realizada.

2213
0
COMPARTILHE
Tomar
Festa dos Tabuleiros - Tomar

Html code here! Replace this with any non empty text and that's it.

A Festa dos Tabuleiros é a celebração mais importante da cidade de Tomar, Portugal. Também conhecida como a Festa do Espírito Santo, realiza-se de 4 em 4 anos, nos meses de Junho ou Julho.

Festa dos Tabuleiros - Tomar
Festa dos Tabuleiros – Tomar

Estes festejos, que fizeram a fama de Tomar, remontam às festas do imperador, instituídas por D. Dinis e pela Rainha Santa Isabel, no quadro do culto do Espírito Santo. Têm também a ver com práticas ancestrais de entrega das primícias das colheitas a Deusa Ceres e de celebração da fertilidade da terra. E há ainda uma componente mais recente, também presente nas Festas dos Açores, com o seu quê de inspiração franciscana, de celebração igualitária da fraternidade e da partilha dos frutos da terra: o bodo e a ceia comum. Segundo alguns autores a sua origem encontra-se nas festas de colheitas à deusa Ceres.

Repare-se que Tomar era sede Templária, e a ordem do Templo sempre foi acusada pela inquisição de desvios doutrinários, senão de heresia, até ser extinta pelo Papa Clemente V em 1307.

Festa dos Tabuleiros - Tomar
Festa dos Tabuleiros – Tomar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here