A biblioteca do Palácio Nacional de Mafra é considerada a mais bela do mundo pelo conhecido portal norte-americano Book Riot, dedicado exclusivamente aos livros. Depois de eleger a Livraria Lello, no Porto, como a mais bonita do planeta, Portugal volta a conquistar os EUA com a incrível biblioteca escondida no interior deste monumento nacional.
É encantadora, lê-se. E o que a torna ainda mais impressionante são as técnicas com que é feita a preservação dos livros e como os protegem de serem danificados por insectos.

Há 500 morcegos dentro daquela biblioteca. Durante o dia, estes ficam guardados dentro de caixas, mas à noite são libertados para se alimentarem dos insectos que por ali andam.

Ao todo, chegam a comer o dobro do seu próprio peso em insectos, havendo também lendas de ratazanas gigantes que, à noite, saem da biblioteca por um túnel subterrâneo que a liga a uma zona pesqueira nas imediações.

Destaque também para o magnífico chão coberto de mosaicos em rosa, cinzento e mármore branco e para as estantes, todas elas num estilo Rococó, dispostas ao longo das paredes laterais, separadas por uma varanda com corrimão em madeira.
Estas últimas contêm mais de 35.000 volumes, com capas forradas a couro, incluindo algumas das maiores jóias bibliográficas.
Parabéns Mafra! Eu também gosto da Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra. Em 2013, foi eleita como «a mais espectacular do mundo» pelo jornal inglês «The Telegraph». Felizmente, o património português é reconhecido ao mais alto nível, motivo para nos sentirmos orgulhosos.