Quarta-feira, Maio 25, 2022
VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
Sem resultados
Ver todos os resultados
VortexMag
Sem resultados
Ver todos os resultados
Início Viagens

Estoi: um dos segredos mais bem guardados do Algarve

A pequena vila de Estoi é uma das localidades mais típicas e genuínas do Algarve. Descubra o que visitar e o que fazer neste pequeno paraíso.

VxMag por VxMag
Nov 2, 2021
em Viagens
0
Estoi Algarve

Estoi

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

vulcões nos açores

As 7 maravilhas naturais de Portugal

Mai 25, 2022
Cultura Portuguesa

10 edifícios com interiores deslumbrantes para descobrir em Lisboa

Mai 25, 2022
Praia do Camilo

As 9 melhores praias de Lagos

Mai 25, 2022
Praias madeira

As 12 melhores praias da Madeira

Mai 24, 2022

Longe do turismo de massas que acorre às praias nos meses de Verão, existe um Algarve quase secreto, ainda por explorar. É o Algarve das aldeias típicas, das serras com ribeiros e cascatas, que nos faz lembrar que o espírito desta região e das suas gentes ainda se mantém vivo, apesar da massificação. E esse espírito do Algarve tradicional ainda está presente em Estoi.

Localiza-se no concelho de Faro e tem menos de 4 mil habitantes, mas possui uma riqueza histórica e arquitetónica difíceis de igualar para uma localidade tão pequena. Em Estoi, sobressai o seu palácio, hoje transformado em pousada, e as ruínas romanas de Milreu, uma das mais importantes de Portugal.

Apesar de estar situada perto de grandes centros urbanos, da autoestrada e das praias, a pequena Estoi conseguiu manter a sua autenticidade algarvia. As casas típicas caiadas de branco e com janelas decoradas dão um ar pitoresco à vila e as suas ruas estreitas e sinuosas convidam a um passeio.

Estoi
Estoi

A melhor forma de explorar a localidade é mesmo através de uma caminhada pelos seus becos e ruelas. É esta a melhor forma de apreciar cada detalhe e cada pormenor. É fácil apaixonar-se pelas suas casinhas típicas e bem estimadas e pelas muitas flores que enfeitam as ruas.

A cada esquina existe sempre uma pequena surpresa: uma fonte de água fresca, um banco de jardim com sombra, umas pequenas escadas calcetadas que conduzem a outra rua estreita e sinuosa, alguns monumentos para observar com calma a cada paragem e até painéis de azulejos com poemas.

Os turistas vagueiam pelas ruas da vila, as crianças brincam em redor das árvores ou andam de bicicleta e os mais velhos trocam 2 dedos de conversa sentados no banco do jardim ou numa esplanada. É o Algarve mais típico em estado puro. Um Algarve que muitos de nós pensava já não existir ou ser possível encontrar.

A localidade de Estoi foi muito afetada pelo sismo de 1755, tal como toda a região do Algarve. Por isso mesmo é difícil encontrar casas e monumentos anteriores a essa data. As igrejas, por exemplo, foram destruídas pelo terremoto e posteriormente reconstruídas no mesmo local.

Palácio de Estói (Faro)
Palácio de Estói (Faro)

A sua igreja matriz é um dos locais mais peculiares desta pequena vila. Foi uma das igrejas reconstruídas totalmente após o sismo de 1755 e, para a construção dos altares, foram utilizadas madeiras de navios e pequenos barcos de pescadores. Além disso, um dos flancos dos altares está decorado com instrumentos agrícolas, uma escolha deveras peculiar.

É em Estoi que se localiza também uma dos poucos palácios do Algarve. O Palácio de Estoi teve a sua origem no século XVII, numa quinta de veraneio. Mas a sua construção foi atribulada e demorada. Depois de passar pelas mãos de vários membros da mesma família, acabou por ser abandonado até que foi totalmente reconstruído em 1909.

Combina harmoniosamente os estilos barroco, rococó, neoclássico e romântico. Apesar da sua aparência exterior singela, o interior demonstra a ostentação típica daquela época. Apesar de ser uma pousada com acesso restrito aos hóspedes, é possível visitar os seus jardins onde o maior motivo de interesse é um belíssimo painel de azulejos do início do século XX.

Depois de se deslumbrar com o palácio de Estoi, rume até às ruínas romanas de Milreu. São um dos mais importantes vestígios romanos em Portugal e foram habitadas desde o século I até ao século XI. Aqui se encontram lagares de azeite e de vinho, antigas estâncias termais e até uma opulenta villa romana.

As ruínas de Milreu sofreram várias reconstruções e modificações ao longo dos séculos e foram passando de mão em mão até aos dias de hoje. O templo do século IV foi transformado em igreja no século VI e, no século X, existia aqui um cemitério muçulmano. É essa mistura de influências que hoje é possível observar.

Durante a sua visita a Estoi irá perceber perfeitamente o principal atrativo desta localidade: a sua atmosfera peculiar e especial. Aqui sente-se ainda toda a alma do Algarve mais típico e genuíno, longe da massificação sentida na sua zona costeira e nas suas praias.

E antes de ir embora, não se esqueça de comprar uma pequena lembrança ou produto local aos comerciantes da vila. Para além de comprar um produto de qualidade, irá ajudar o comércio local e a fazer com que os habitantes de Estoi possam continuar a manter vivo o Algarve mais genuíno e a recebê-lo de braços abertos, como tão bem sabem fazer.

Tags: algarveestoi
VxMag

VxMag

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

vulcões nos açores
Viagens

As 7 maravilhas naturais de Portugal

por VxMag
Mai 25, 2022
0

Portugal é conhecido por ser um país com uma enorme diversidade paisagística num espaço muito reduzido que é o nosso...

Ler mais
Cultura Portuguesa

10 edifícios com interiores deslumbrantes para descobrir em Lisboa

Mai 25, 2022
Praia do Camilo

As 9 melhores praias de Lagos

Mai 25, 2022
Praias madeira

As 12 melhores praias da Madeira

Mai 24, 2022
praias de Peniche

As 9 melhores praias de Peniche

Mai 24, 2022
piódão aldeias de xisto

7 das mais bonitas aldeias de xisto de Portugal

Mai 23, 2022

© 2022 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2022 Vortex Magazine

Posting....