Início Notícias Douro é a região vinícola mais antiga do Mundo

Douro é a região vinícola mais antiga do Mundo

É aqui que, fruto do trabalho de séculos se produz o vinho do Porto. O Douro é a região vinícola mais antiga do mundo criada em 1756 pelo Marquês de Pombal.

2604
0
douro
Douro - Mário Castro

O Douro é a mais antiga Região Demarcada do mundo, conhecida pela notável qualidade dos seus vinhos e pelo famoso Vinho do Porto, o vinho generoso que esteve na origem desta demarcação, ordenada em 1756 pelo Marquês de Pombal.

Douro - Susana Soares
Douro – Susana Soares

O Douro localiza-se no Nordeste de Portugal, rodeado pelas serras do Marão e de Montemuro. A maioria das plantações é feita em socalcos, talhados nas encostas dos vales ao longo do rio Douro e seus afluentes. Os solos são essencialmente de xisto embora, em algumas zonas, também graníticos.

11063928_797127680334467_1693599544963391646_n (1)

Embora particularmente difíceis de trabalhar, estes solos são benéficos para a longevidade das vinhas e permitem mostos concentrados de açúcar e cor.

Douro - Luís Gomes
Douro – Luís Gomes

A cultura da vinha na região remonta à ocupação romana, mas foi no século XVII que o Vinho do Porto teve grande expansão, originando o Tratado de Methwen entre Portugal e a Inglaterra, com vista à sua exportação.

Foto: Rui Videira
Foto: Rui Videira

As vinhas do Douro criam uma paisagem magnífica reconhecida pela UNESCO como Património da Humanidade desde 2001. Entre as diversas castas cultivadas destacam-se a Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca, Tinto Cão e Tinta Roriz.

Mais artigos

Mais recentes

Museu de História Natural de Sintra: uma fantástica opção para visitar...

Está localizado no centro histórico da vila de Sintra, paredes meias com o mercado e com uma vista magnífica para o Castelo dos Mouros....
[td_block_social_counter custom_title=”REDES SOCIAIS” header_color=”#000000″ facebook=”vortexmag” twitter=”@VortexMag” googleplus=”+VortexmagNet1″ open_in_new_window=”y”]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here