Início História Dois terços do mundo foram descobertos pelos portugueses

Dois terços do mundo foram descobertos pelos portugueses

Quando se fala dos descobrimentos portugueses raramente se tem a noção exacta da área desvendada. Dois terços do mundo foram descobertos pelos portugueses.

11519
1

 

Sabia que dois terços do mundo foram descobertos pelos portugueses? Provavelmente não sabe. Mas é verdade. Foram os primeiros a chegar. Investigaram. Experimentaram. Desbravaram. Deixando o testemunho da sua presença. Trouxeram novas de sítios que se julgavam inalcançáveis. Em menos de 100 anos mudaram o mundo.

australia43

A esse Mundo deram novos Mundos. Materializaram o sonho e modificaram a noção de distância. Fizeram crescer o comércio e o conhecimento científico. Anteciparam a História. Ajudaram ao nascimento de novos países. Foram os primeiros cidadãos do Mundo. E se mais Mundo houvesse lá teriam chegado.

1434 – Cabo Bojador

1471 – Equador

1488 – Cabo da Boa Esperança

1498 – Índia

1500 – Brasil

1513 – China

1522 – Austrália

1542 – Califórnia

1543 – Japão

1550 – Nova Zelândia

 

1 COMENTÁRIO

  1. Tenho pena de ler certos comentários aqui postados. Apenas mostram a pequenez de gente inculta que nem se sabem expressar numa lingua tão rica… O povo originário da Península Ibérica são os Tartassos. Quanto às invasões dos portugueses, sim conquistaram, desbravaram e povoaram boa parte do mundo. Se foi tudo pacífico? Não, claro que não. Mas muito mais suave que os espanhois que fritavam os indígenas em caldeirões de azeite. Extrapolando para os dias de hoje, muitos dos países por onde estivemos ainda têm traços culturais e linguisticos deixados por esses audazes portugueses. Ainda não se cumpriu Portugal pirque a classe dirigente se dirige a si própria ao invés do país, mas isso são outras histórias… Finalizando, escorbuto não foi uma doença levada pelos portugueses para dizimar povos, foi apenas uma deficiência alimentar devido às longas viagens das marítimas. A net pide ter má informação mas também se encontra informação válida para quem se dê o trabalho de investigar… Enquanto não houver respeito e orgulho pela pátria seremos sempre um pequeno país no fim da europa ao invés de olhar para a posição estratégica que este país ocupa com ilhas e águas territoriais que podiamos usar para assumir a nossa posição, com um clima que permite cultivar tudo, etc… Bem gerido, seria a europa a curvar-se….

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here