Sábado, Janeiro 16, 2021
VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
Sem resultados
Ver todos os resultados
VortexMag
Sem resultados
Ver todos os resultados
Início História

Dipo: a cidade com 2300 anos escondida no Alentejo

VxMag por VxMag
Dez 3, 2019
em História
5
Castelo de Évoramonte

Castelo de Évoramonte

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

elevadores de lisboa

Os elevadores de Lisboa: história, origem e curiosidades

Dez 29, 2020
Estoril

Quando o Estoril era o centro mundial da espionagem e do glamour

Mar 25, 2020
Peste negra

7 catástrofes históricas tão ou mais assustadoras que o COVID-19 (e que Portugal superou)

Mar 17, 2020
Palacete Montero Belard

A fantástica história do palacete (com fama de) assombrado em plena Lisboa

Mar 17, 2020

Durante séculos, desde Camões quando escreveu os Lusíadas até aos tempos da ditadura, os Lusitanos foram celebrados como os primeiros antepassados dos portugueses. Podem, de facto, terem sido os mais importantes, mas não foram os únicos e nem sequer foram os primeiros. Antes dos Lusitanos estiveram em Portugal os Sefes (também chamados Ofis pelos historiadores gregos).

E além dos Sefes, também estiveram, mais a sul, os Cónios, enquanto que a zona norte foi povoada por diversos povos, como por exemplo os Tamaganos e os Brácaros.

Todos eles são povos de origem celta e contruíram algumas cidades no território que hoje corresponde a Portugal. Uma das maiores cidades, construída pelos Sefes, era Dipo.

Castelo de Évoramonte – Pedro Jorge Matos

Évora Monte pode esconder uma dos maiores povoados pré-romanos do Alentejo. Escavações no local confirmam a existência de edificações que remontam ao século III antes de Cristo, o que sugere que ali se encontra a cidade de Dipo.

Os romanos tentaram conquistar Dipo por mais de uma vez e este povoado da Idade do Ferro foi referido, por diversas fontes, como sendo um dos principais aglomerados populacionais do Alentejo.

Castelo de Évoramonte

As fontes clássicas indicam a localização desta urbe entre as cidades romanas de Évora e Mérida, o que contribui para reforçar a teoria de que as ruínas escavadas pertencem a essa povoação.

A suspeita de que Évora Monte é o local onde foi construída a cidade de Dipo é antiga e escavações realizadas nos últimos anos têm confirmado a existência de um povoado com alguma dimensão. A localização da cidade perdeu-se no tempo pois os romanos, após a conquista, construíram uma nova cidade num outro local, actualmente conhecida como Évora.

 

Quem eram os Sefes?

Rufius Festus Avienus, poeta latino, escrevendo no século IV mas apoiado em velho roteiros fenícios e gregos com quase mil anos – «escritos recônditos» e «antigas páginas», nas suas próprias palavras – relata-nos no seu poema Ora Maritima que a região ocidental da Península Ibérica, antes chamada Oestrymnis, se chamava agora Ophiussa, e que o seu nome lhe vinha de uma grande invasão de serpentes que fizera fugir os antigos habitantes da terra. Os seus actuais habitantes chamavam-se Sefes e Cempsos (Saefes e Cempsi), e habitavam as colinas e os campos de Ophiussa.

povos
Celtas

A passagem dos Sefes como força invasora pelas planícies do Alentejo encontra-se arqueologicamente documentada, seja pelo desaparecimento súbito e inexplicável de povoados na Serra de Huelva e nas duas margens do Guadiana (o povoado de Passo Alto, na margem direita do Chança, é um caso paradigmático), seja pela alteração do modelo de povoamento no Alentejo Central, com as populações abandonando as suas quintas na planície, sem preocupações defensivas, e recuperando ou construindo grandes povoados fortificados, no cimo dos montes, como se pode comprovar nos povoados da Serra d’ Ossa.

sefes
Cromeleque dos Almendres

Fundam uma primeira cidade, Dipo, que sobrevive até à época romana e que muito acreditam estar no subsolo de Évoramonte. E avançando para oeste e para noroeste fundam sucessivamente Beuipo (Alcácer do Sal), Olisipo (Lisboa) e Colipo (Leiria), avançando até às margens do Mondego. A terminação em “-ipo” das povoações que fundaram (os topónimos que o tempo não devorou), não nos ilude quanto à sua proveniência, pois a esmagadora maioria dos povoados em “-ipo” encontra-se a sul do Guadalquivir.

origem dos portugueses
Celtiberos

Embora se desconheça a data da fundação de Evoramonte, os vestígios encontrados demonstram a sua ocupação pelos romanos. Conquistada aos mouros por Geraldo Sem Pavor, no século XII, a povoação obteve o primeiro foral em 1248, concedido por D. Afonso III.

Edificado no reinado de D. Dinis, o castelo de Evoramonte, monumento nacional, erigido num dos pontos mais elevados da Serra d´Ossa, está sob a responsabilidade do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR).

Évora Monte

D. Dinis, em 1306, ordenou a fortificação da vila, restando dessa campanha a cerca amuralhada e as portas dionisinas. Na localidade foi assinada a Convenção de Evoramonte, em 26 de Maio de 1834, que pôs termo à guerra civil de 1832-1834, travada entre absolutistas e liberais.

Tags: castelo de évoramontedipo
VxMag

VxMag

Comentários 5

  1. Avatar Paulo Mapelli Siqueira says:
    1 ano atrás

    Os sefes sendo um povo indo-europeu, podemos tentar imaginar uma etimologia para o nome sua primeira cidade, Dipo. Sabe-se que -ipo aparece diversas vezes em lugares de Portugal (Dipo, Beuipo, Olissipo, Colip, etc.); assim, Dipo tem o curto termo “D-“, que pode ter esta origem protoindo-europeia: *dā- (dividir), Julius Pokorny 175; *de- (pronome demonstrativo; base de preposições e advérbios) JP 181; *deu- (executar, fazer; mostrar favor; reverenciar) JP 218; *deu- (faltar; ser necessário; longo em duração) JP 219; *dō- (dar) JP 223; *dwo- ou *di- (dois) JP 228; *dyeu- ou *dei- (brilhar) JP 183. E -ipo pode ter vindo de: *ap (água); *apo- (à distância, para longe; fora de; etc.) JP 53; *epi- (perto; contra) JP 323; *op- (trabalhar: produzir em abundância) JP 780. Então, Dipo pode significar, entre outros: *di-ap (ilha) – no sânscrito vemos dvīpah (ilha), “tendo água dos dois lados”; *deu-op (trabalho reverente: etc.).

    Responder
    • Avatar Antonio João Martins Borralho says:
      1 ano atrás

      Se a informação da Vortexmag é interessante a resposta de Paulo Mapelli Siqueira é excelente e dá mais uns dados que desconhecia. Agradecimentos

      Responder
  2. Avatar damian dugoys says:
    1 ano atrás

    se se referir a 2300 anos dc eu penso que e um errop se for bc entao va que nao va pode estar correto

    Responder
  3. Avatar Maria Teresa Da Silva Teixeira says:
    1 ano atrás

    Eu estou muito interessada pela historia dos nossos Antepassados e Tambem do nosso Pais e muito Feliz de poder Saber novas coisas do nosso Pais

    Responder
  4. Avatar Yahaia says:
    1 ano atrás

    Também no nordeste de Portugal existiram os Zoelas, povo conhecido pelas suas excelentes capacidades de tecelagem, referidos por Plínio O Velho

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos

  • Virais
  • Comentários
  • Últimos
peste

Os 15 países mais antigos do mundo (Portugal é um deles)

Mai 24, 2019
Bairro do Aleixo (Porto)

Os 15 bairros mais perigosos de Portugal

Dez 26, 2019
moedas mais valiosas

As 10 moedas portuguesas mais valiosas (valem 7 mil euros e podem estar na sua casa)

Jul 29, 2020
Palavras

28 palavras da Língua Portuguesa que você (quase de certeza) não consegue pronunciar

Dez 23, 2019
Monedas

Las 10 monedas españolas más valiosas (pueden valer hasta 20 mil euros y pueden estar en su bolsillo)

Fev 3, 2020
palavras bonitas

As 50 palavras mais bonitas da Língua Portuguesa

14
Aprenda a usar a vírgula com 4 regras simples

Aprenda a usar a vírgula com 4 regras simples

39
peste

Os 15 países mais antigos do mundo (Portugal é um deles)

25
kristang

Kristang: 500 anos depois ainda se fala português e se dança o Vira na Malásia

8
povos

Os 17 povos que deram origem aos portugueses

80
Mousse de ananás

Mousse de ananás

Jan 15, 2021
Quiche de cogumelos

Quiche de cogumelos

Jan 15, 2021
Frango à passarinho

Frango à passarinho

Jan 15, 2021
Mousse de limão com natas

Mousse de limão com natas

Jan 15, 2021
Mousse de manga com iogurte

Mousse de manga com iogurte

Jan 14, 2021

© 2020 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

Redes Sociais

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2020 Vortex Magazine