Início Gastronomia Dieta saudável: bacalhau e os seus benefícios para a saúde

Dieta saudável: bacalhau e os seus benefícios para a saúde

É um dos alimentos mais consumidos pelos portugueses e o rei do Natal. Descubra os benefícios do bacalhau para uma dieta saudável.

0
Bacalhau
Bacalhau

É um peixe altamente apreciado em Portugal. Diz-se que há mais de mil maneiras de o cozinhar. Nesta quadra o bacalhau reina por tradição, mas fique com menos culpa dos excessos que vai cometer, lendo os vários benefícios que apresenta para a saúde. Trata-se de um curioso alimento, que apresenta uma carne branca e consistência altamente apreciável.

pratos típicos de natal
Bacalhau

Da sua composição podem destacar-se as proteínas e a gordura saudável, mas igualmente uma grande variedade de vitaminas e minerais muito interessantes para o equilíbrio do organismo e por consequência para a sua saúde e bem estar.

Assim, relativamente ao bacalhau, e para além de ser fantástico a nível culinário, fique ainda com mais razões para o consumir, lendo os benefícios seguintes:

 

1. Baixo em calorias

Pela sua riqueza em proteínas, o bacalhau apresenta poucas calorias. Este facto está intimamente relacionado com a sua contribuição para o funcionamento adequado dos músculos e das próprias células. Isto favorece também a prática corrente de exercício físico com menor probabilidade de ocorrência de lesões.

 

2. Contribui para a manutenção adequada dos níveis de colesterol

O bacalhau apresenta na sua composição niacina. Este elemento é importante para reduzir os níveis de mau colesterol no corpo.

Desta forma, o consumo regular de bacalhau pode trazer benefícios para a saúde cardiovascular, pois o equilíbrio dos níveis de colesterol ajuda a esta situação. No mesmo sentido, o conteúdo em ácidos gordos essenciais ajuda à manutenção de um ritmo cardíaco adequado, evitando a variabilidade na frequência cardíaca, prevenindo dessa forma a ocorrência de problemas associados como ritmos cardíacos anormais e os próprios acidentes vasculares cerebrais.

Bacalhau
Bacalhau

A quantidade de ómega 3 leva então a que o bacalhau seja uma ótima escolha para diminuir os efeitos causados por doenças como diabetes e aterosclerose. O ómega 3 ajuda no controlo da pressão sanguínea, auxiliando a saúde das artérias.

 

3. Diminui o risco de leucemia, bem como de outros problemas oncológicos

A ingestão regular de bacalhau diminui o risco de linfoma e de outros problemas oncológicos como mieloma múltiplo. Esta caraterística está comprovada por via de estudos científicos, em particular de um estudo desenvolvido e publicado segundo o título Cancer Epidemiology Biomarkers and Prevention da American Association for Cancer Research.

melhores receitas de bacalhau
Bacalhau

De destacar também que comer bacalhau reduz o risco de cancro do cólon em função da quantidade de vitamina B12, selénio e vitamina D. Estes nutrientes ajudam a proteger os tecidos do cólon contra a ação de produtos químicos e substâncias tóxicas encontradas em alimentos processados.

 

4. Reduz o risco de depressão

A presença no bacalhau de ácidos gordos do tipo ómega 3 é igualmente benéfica para reduzir o risco de desenvolver sintomas depressivos. Efetivamente, o consumo de maiores quantidades de ómega 3 leva, segundo alguns estudos, a um menor risco de sofrer de ansiedade, comparativamente com indivíduos onde a ingestão destes componentes é menor. Nesta medida, a ingestão de pescado, onde se inclui o bacalhau ocupa um lugar de destaque.

Muito embora ainda sejam necessários muitos estudos para comprovar esta situação, não restam dúvidas de que o potencial anti-inflamatório faz toda a diferença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here