Início Gastronomia Dieta saudável: 8 fantásticos benefícios da banana

Dieta saudável: 8 fantásticos benefícios da banana

Trata-se de uma das frutas mais consumidas pelos portugueses e possui inúmeras propriedades benéficas. Descubra 8 benefícios de comer bananas.

1880
0
benefícios da banana
Banana

A banana é uma das frutas mais apreciadas pelos portugueses. São muitos os usos possíveis para este fruto, que pode ser consumido ao natural ou em iogurtes ou bolos, por exemplo. Além disso, a banana possui benefícios para a saúde que fazem desta fruta um elemento essencial de qualquer dieta saudável.

São nativas do Sudeste da China e frutos com enorme potencial. Desde a sua riqueza em nutrientes, até à melhoria da saúde do coração, passando pela ajuda ao emagrecimento, a banana é altamente recomendada. Juntamente com a laranja, a maçã, o ananás e a pêra, fazem parte de um conjunto de frutos que muito contribui para melhorar a saúde.

Uma curiosidade histórica: a variedade mais consumida deste fruto é a Cavendish que, por causa de doenças que estão a afectar as plantações de alguns países, corre o risco de desaparecer caso não sejam tomadas medidas urgentes para proteger as bananeiras. Com base nas suas propriedades fique a conhecer 8 benefícios da banana:

 

1. Fonte nutricional

Apresenta imensos nutrientes essenciais na sua composição, podendo destacar-se: vitaminas do complexo B, vitamina C, minerais como potássio, magnésio, ferro, cobre, manganês e ainda uma quantidade apreciável de fibra. No global cada banana apresenta 105 calorias, que resultam em grande medida de uma generosa quantidade de hidratos de carbono.

 

2. A banana melhora a digestão

A sua riqueza em fibra dietética confere-lhe esta qualidade. A fibra é essencialmente composta por pectina e amido. De ressaltar que quanto mais madura for a fruta menor é a respectiva quantidade de fibra.

A pectina está igualmente associada à prevenção do cancro do cólon, o que a torna ainda mais interessante.

 

3. Auxilia o emagrecimento

Favorece a perda de peso de modo saudável. A já mencionada quantidade de calorias que cada banana apresenta é a principal característica para este fim. No entanto, as bananas promovem a sensação de saciedade, o que as torna também muito interessantes a este nível. Mais uma vez, esta situação fica ligada às fibras que diminuem o apetite.

 

4. Aumenta a sensibilidade à insulina

Esta é uma propriedade extremamente curiosa, mas que é de enorme importância. A dificuldade de realizar adequadamente processos orgânicos que envolvem a insulina está na base da diabetes de tipo 2. A justificação para esta característica reside no conteúdo em amido da banana. Em particular as bananas verdes são ricas neste componente o que ajuda e melhora a sensibilidade à insulina.

banana
Banana

As bananas apresentam ainda um baixo nível glicémico, o que lhes permite não causar grandes picos nos níveis de açúcar em indivíduos saudáveis.

 

5. A banana é rica em antioxidantes

As bananas são, à semelhança de outros frutos e vegetais, excelentes fontes de antioxidantes.

No que respeita a riqueza nestes componentes, é importante mencionar a dopamina e as catequinas, que têm sido associadas a muitos benefícios para a saúde. De destacar a capacidade destes antioxidantes para reduzir o risco de doenças cardíacas e degenerativas.

 

6. Beneficia a atividade desportiva

Não raras vezes são associadas à alimentação de atletas de alta competição. Este aspeto justifica-se em grande medida pela riqueza em minerais e hidratos de carbono facilmente digeridos.

Na performance física as bananas ajudam a reduzir cãibras e dores musculares.

São excelentes a nível nutricional em todas as fases do treino desportivo, ou seja, tanto antes como durante e mesmo depois do exercício.

 

7. Melhora a saúde do coração e a saúde renal

Face à sua riqueza em potássio, as bananas são muito indicadas para a saúde do coração. Este mineral é capaz de contribuir para o controlo da pressão sanguínea, diminuindo percentualmente em valores significativos o risco de doença cardíaca.

banana
Banana

No mesmo sentido, e face ao que foi apurado em vários estudos, o consumo de banana está associado à menor propensão para o desenvolvimento de doenças renais, situação igualmente relacionada com o conteúdo em potássio.

 

8. Fácil de incluir na dieta e resistente a químicos

As bananas são muito fáceis de incluir na dieta, sendo interessantes como complemento no pequeno-almoço. Estando maduras podem também substituir o açúcar. A sua espessa camada confere ainda resistência à contaminação com pesticidas e facilita o respetivo transporte para funcionar como snack em qualquer altura do dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here