Início Gastronomia Dieta saudável: 6 fantásticos benefícios da pêra

Dieta saudável: 6 fantásticos benefícios da pêra

É uma das frutas mais consumidas pelos portugueses e parte essencial de uma dieta saudável. Descubra 6 benefícios de comer pêra regularmente.

6766
1
benefícios da pêra
Pêra

As pêras são óptimos alimentos para a saúde geral do corpo devido ao elevado teor nutricional. Para este efeito destaca-se o seu elevado conteúdo em fibras e minerais. Uma pêra por dia é a quantidade aconselhada para colher os seus efeitos positivos. O sumo de pêra, consumido logo após ser feito é uma excelente opção.

benefícios da pêra
Pêra

Além disso, não se esqueça de consumir preferencialmente pêra produzida em Portugal. O nosso país possui excelentes variedades deste fruto e, ao preferir produtos nacionais, está também a ajudar a economia portuguesa e os seus pequenos produtores. Com base nas suas propriedades fique a conhecer 6 benefícios da pêra:

 

1. Atua contra radicais livres e minimiza reações alérgicas

A presença de vitamina C, vitamina K e cobre nas pêras atua contra os radicais livres que danificam as células do corpo. Quando comparadas com outras frutas, as pêras apresentam também menor probabilidade de causar reações alérgicas, sendo por isso uma das frutas aconselhadas para bebés.

 

2. Previne doenças cardíacas e do foro oncológico

A presença de fibras reduz o colesterol no organismo, protegendo contra doenças cardíacas. A ingestão diária de alimentos ricos em fibras, como pêras, reduz o risco de derrame numa percentagem significativa que pode atingir 50%.

A fibra atua ainda na prevenção de alguns cancros particulares, nomeadamente no cancro do cólon. A ingestão regular de pêra diminui a incidência do próprio cancro da mama nas mulheres após a menopausa.

 

3. Controla o nível de açúcar no sangue e auxilia a digestão

O alto teor de fibras, ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, prevenindo a diabetes. Uma pêra média contém 20 a 25% da ingestão diária recomendada de fibras. Esta é insolúvel, movendo-se facilmente pelo cólon e evitando a formação de pólipos. Este alto teor de fibras ajuda e melhora a digestão.

 

4. Aumenta os níveis de energia

O teor de glicose nas pêras fornece energia quase instantaneamente. É absorvido muito rapidamente pelo corpo e converte-se em energia que pode ser rapidamente utilizada.

 

5. Auxilia a Gravidez e o desmame de crianças

O ácido fólico é muito importante para um adequado desenvolvimento embrionário. O ácido fólico presente nas pêras pode ajudar claramente a esta situação. Também em crianças na fase de desmame é recomendável dar pêras, pois é um fruto pouco ácido. Assim, minimiza problemas relacionados à digestão.

 

6. Beneficia a saúde e o aspeto da pele

As fibras impedem danos à pele, ajudando a mantê-la macia e suave. Desaceleram a descarga de açúcar na corrente sanguínea, evitando danos no colagénio da pele, e melhorando a sua aparência.

São ainda óptimas para evitar o envelhecimento precoce. Esta fruta, sendo rica em vitamina C – um antioxidante muito eficaz, vitamina K e cobre, combate os radicais livres nocivos, protegendo as células da pele contra danos graves.

Ajuda também a tonificar a pele e a restringir a formação de linhas finas perto dos olhos, além da área dos lábios. Também contribui para o tratamento da pele oleosa e para uma pele sem acne.

pêra
Pêra

Uma prática sugerida passa por esmagar uma pêra e misturar o creme de leite e o mel com ela. Usando esta pasta três vezes por semana como máscara facial verificar-se-á uma redução da secreção excessiva das glândulas sebáceas presentes na pele.

Como referido, esta propriedade auxilia pessoas com pele propensa a acne. Além disso, as pêras contêm altos níveis de vitaminas vitais e de minerais essenciais, podendo aumentar a imunidade, o que favorece o combate a infeções.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here