Início Lifestyle Dieta saudável: 5 fantásticos benefícios das framboesas

Dieta saudável: 5 fantásticos benefícios das framboesas

São um fruto típico do Verão e muito saboroso. Fazem parte de uma dieta saudável e equilibrada. Descubra os benefícios das framboesas.

0
framboesas
Framboesas

As framboesas são frutos agradáveis durante todo o ano. Podem encontrar-se frescas ou congeladas. São frutos igualmente bonitos e versáteis, pois para além do seu aspeto delicioso, é muito fácil incluí-las na dieta do dia-a-dia. No entanto, é o seu perfil nutricional que lhes dá um interesse particular. Fique a conhecer 5 benefícios das framboesas.

1. Estimulam a função cerebral e a memória

As framboesas ajudam a combater o stress oxidativo, que é essencialmente um desequilíbrio entre a produção de radicais livres que danificam as células e a capacidade do organismo de combater os seus efeitos nocivos.

Como o stress oxidativo é um fator causador de doenças como a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson, as framboesas são um dos principais alimentos de apoio ao cérebro.

Os flavonóides nas bagas também contribuem para ajudar à melhoria da coordenação, da memória e do humor. As bagas ajudam na limpeza geral do cérebro, eliminando as proteínas tóxicas ligadas à disfunção cerebral.

2. Podem ajudar a prevenir a diabetes tipo 2

Estudos científicos efetuados em adultos para apurar a influência do consumo desta fruta no pequeno-almoço na prevenção da diabetes tipo 2, apontam para dados muito interessantes à volta destes alimentos.

Assim, com refeições semelhantes, mas que combinaram diferentes porções de framboesas vermelhas congeladas, foi possível retirar algumas conclusões. De destacar que existiam refeições que não continham esta fruta, enquanto outras incluíam um copo de framboesas e ainda uma terceira opção com dois copos destes frutos vermelhos.

De acordo com o estudo, pessoas diagnosticadas com a doença, viam diminuir a quantidade de insulina necessária para manter os níveis de glicemia equilibrados, caso comessem mais framboesas.

Objetivamente, os valores de açúcar no sangue foram menores nos casos onde foram consumidas duas chávenas de framboesas, por comparação com as situações onde não existiu ingestão dos frutos.

3. Ricas em fibras

Uma chávena de framboesas contém um valor considerado impressionante de fibra alimentar. Atinge cerca de um terço do valor mínimo para a dose diária recomendada. Esse alto teor de fibras também reduz o teor de hidratos de carbono líquidos nas framboesas.

As fibras contribuem igualmente para o funcionamento adequado do intestino, para além de atenuarem o açúcar no sangue, retardando a digestão. No âmbito da função intestinal, as fibras de framboesa ajudam as bactérias intestinais benéficas a atuar.

4. Possuem baixo teor de açúcar

As framboesas também são uma das frutas com menos açúcar. Em valores gerais admite-se que numa chávena de framboesas apenas existe um quarto das gramas de açúcar que se encontram numa maçã média. Este dado torna as framboesas uma ótima opção para quem gosta de doces e deseja minimizar a ingestão geral de açúcar.

5. Apresentam muitos nutrientes

Uma chávena de framboesas fornece mais de metade da dose diária recomendada de vitamina C. Esta apoia a imunidade e a saúde da pele e ajuda a produzir colagénio. Estas frutas também contêm manganésio e vitamina K, que desempenham um papel muito importante na saúde óssea. Fornecem ainda quantidades menores de vitamina E, vitaminas do complexo B, magnésio, cobre, ferro e potássio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here