Início Gastronomia Dieta saudável: 5 dicas para emagrecer sem prejudicar a saúde

Dieta saudável: 5 dicas para emagrecer sem prejudicar a saúde

Perder peso é um dos fatores mais importantes numa dieta saudável mas deve fazê-lo sem prejudicar a saúde: 5 dicas para emagrecer de forma saudável.

1075
1
dieta saudável
Salada

É uma das principais (talvez a mais frequente…) resoluções de ano novo. Agora que o novo ano já se iniciou, fique com várias dicas para uma perda de peso baseada em hábitos saudáveis. Não é invulgar adotar programas que levam a praticar exercício físico de forma frequente e disciplinada, bem como uma alimentação variada e equilibrada, sem daí retirar a devida recompensa a nível de perda de peso. Nesse sentido, é previsível que o metabolismo celular não esteja a ajudar.

dieta saudável
Fruta

Ou seja, a forma como o organismo está a utilizar a energia obtida dos alimentos ingeridos no desempenho das suas funções vitais não está a ser eficaz. Siga então as seguintes 5 dicas para que o metabolismo ajude à perda de peso:

 

1. Evite dietas radicais

Uma das questões essenciais passa por não habituar o organismo a dietas radicais, na medida em que a tendência do corpo é utilizar a energia de forma menos eficaz.

Dito de outra forma, essa habituação leva o organismo a ser menos eficaz na utilização das calorias e, como tal, a acumulação das mesmas é maior. Essa acumulação traduzir-se-á em gordura armazenada.

 

2. Aumente o número de refeições diárias

O número de refeições diárias deve ser maior e em menor quantidade, e não menor em maior quantidade. Esta é uma constatação muitas vezes escutada.

frutas
Frutas

No entanto, não deixa de ser uma grande verdade. Ou seja, é aconselhável fazer pelo menos 5 refeições diárias seguindo algumas regras bem definidas. Em particular comer no máximo 30 minutos após acordar e ingerir no mínimo 2 litros de água por dia. Esta quantidade pode diminuir para 1,5 litros no caso de consumir sopa ao almoço e ao jantar.

 

3. Escolha adequadamente os alimentos que ingere

É fundamental uma diversificação dos alimentos que ingere, mas mais importante ainda é apostar nos alimentos certos.

Assim, por um lado, deve escolher alimentos que previnem a inflamação e auxiliam a perda de gordura. Chá verde, cacau, maçã, beringela, brócolos ou a própria canela e o gengibre são aqui decisões acertadas.

Por outro lado, tudo o que forem produtos industrializados, refrigerantes e o próprio café, bem como milho e lacticínios devem ser eliminados.

 

4. Alterne a proporção dos principais nutrientes energéticos que ingere

Os principais nutrientes energéticos ingeridos, nomeadamente hidratos de carbono, proteínas e gordura devem ser ingeridos em quantidades variáveis ao longo do dia.

Alimentos
Alimentos

Esta situação favorece a forma como as vias metabólicas vão utilizar os diferentes componentes, evitando a acumulação de reservas de gordura. Permite ainda que a alimentação não se torne rotineira e monótona.

 

5. Utilize o exercício físico como aliado

É uma verdade inequívoca que o exercício físico auxilia a perda de calorias. Mas tal circunstância pode perfeitamente ser comprovada. Se em média se sabe que 5 km percorridos levam a uma perda de 400 a 500 calorias, é evidente que este tipo de exercício ou outro, em função das calorias gastas, ajuda à perda de peso.

Mais se acrescenta que a diversidade de exercícios e modalidades é enorme. A informação sobre esse assunto é igualmente vasta e fácil de encontrar. Por isso, escolha uma modalidade que lhe dê prazer e exercite-se.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here