A erva-cidreira é uma espécie vegetal que facilmente pode ser cultivada no jardim, e que ajuda a atrair as abelhas. Nesse sentido, favorece o processo de polinização. Contudo, e para além do jardim, as pessoas podem utilizar a erva-cidreira para diversos fins. Fique a conhecer e benefícios do chá de erva-cidreira.
É utilizada para aliviar o stress e aumentar o estado de alerta mental. Algumas pessoas também acreditam que a erva-cidreira pode melhorar a saúde digestiva e ter efeitos antiespasmódicos e analgésicos.
Na verdade, ainda são muito limitados os estudos relacionados com os efeitos desenvolvidos pela erva-cidreira no organismo, mas são sem dúvida promissores. Fique a conhecer muito do que se pensa atualmente.
1. Promove a saúde gastrointestinal
A erva-cidreira pode aliviar uma variedade de doenças menos graves que afetam o trato gastrointestinal. De acordo com algumas pesquisas, a erva-cidreira é utilizada para tratar doenças como inchaço, cólicas, indigestão, náuseas e indisposição gástrica generalizada.
Neste sentido, estudos do início desta década indicam que a erva-cidreira pode ajudar na indigestão. Para desenvolver os estudos são administrados aos pacientes componentes com e sem a presença de erva-cidreira. Os participantes que ingerem os componentes que incorporam a erva-cidreira apresentam menos complicações gástricas comparativamente com os que não ingeriram tais componentes.
2. Reduz o stress
A erva-cidreira pode ajudar a reduzir o stress. Embora seja necessário maior aprofundamento, um estudo analisou os efeitos de alimentos que contêm erva-cidreira no humor e nos níveis de stress.
Durante o estudo, os participantes ingeriram erva-cidreira incorporada em alguns alimentos. Nessa medida tiveram que completar um teste de stress que envolvia multitarefas e simular a comunicação em público. Concluiu-se que certas doses de erva-cidreira podem reduzir o stress e o próprio humor negativo, bem como a ansiedade.
Evidentemente são necessárias mais pesquisas sobre estes efeitos, antes que existam conclusões definitivas.
3. Fornece antioxidantes
A erva-cidreira atua como antioxidante e é eficaz no combate ao stress oxidativo. Os resultados indicam que a erva-cidreira pode ajudar nas condições relacionadas ao stress oxidativo, como: diabetes; doenças neurodegenerativas crónicas e doenças cardiovasculares.
Deve referir-se que a dosagem afeta diretamente a eficácia da erva-cidreira.
4. Melhora a qualidade do sono
De acordo com alguns estudos, a erva-cidreira com valeriana pode ajudar a tratar problemas de sono.
Estes estudos incluíram uma amostra significativa e descobriram que mais de 80% das pessoas viram melhorias nos seus problemas de sono. Para além disso muitas pessoas que integraram o estudo notaram melhorias na inquietação.
5. Combate infeções virais
Existem algumas evidências que apontam para o facto da erva-cidreira ter propriedades antivirais. As propriedades antimicrobianas estão relacionadas com a influência da erva-cidreira em aspectos relacionados com doenças como o vírus herpes.
Está documentado que certas concentrações e misturas contendo erva-cidreira podem ser eficazes no tratamento dos estágios iniciais das infeções por herpes. O herpes é um vírus muito comum que causa herpes labial, entre outras doenças.
No mesmo sentido, que visa a eficácia da erva-cidreira contra certas infeções bacterianas e fúngicas em humanos, existem dados interessantes.
6. Chá de erva cidreira, gengibre e limão

Chá de cidreira com gengibre e limão
Ingredientes
- 5 folhas de cidreira
- 1 chávena de água
- 1 colher de café de gengibre ralado
- ½ limão (sumo)
- qb mel
Preparação
- Junte as folhas de erva cidreira com a água e leve ao lume.
- Desligue antes de começar a ferver.
- Retire do lume e deixe arrefecer.
- Adicione os restantes ingredientes e misture tudo no liquidificador.
- Sirva com uma colher de mel.
Dicas
- O chá de erva cidreira não deve ser consumido após as 18 horas para não causar distúrbios do sono.
- O mel tem como função disfarçar o sabor do gengibre (que não é apreciado por algumas pessoas. Se não for esse o seu caso, pode beber esta infusão sem mel.
- Pode substituir o mel por açúcar, embora seja menos saudável.
- Pode guardar este chá no frigorífico e consumir durante vários dias.