Início Lifestyle Dieta saudável: 5 benefícios do ananás

Dieta saudável: 5 benefícios do ananás

Além de ser uma fruta saborosa, é também parte essencial de uma alimentação saudável. Descubra 5 fantásticos benefícios do ananás.

0
ananás
Ananás

O Ananás é mais do que uma deliciosa fruta tropical, na medida em que para além de cativar o paladar oferece benefícios significativos à saúde. Na realidade, este curioso alimento é usado na medicina popular desde tempos antigos. Fique a conhecer 5 benefícios do ananás.

1. Pode ajudar na perda de peso

Comer ananás pode melhorar perda de peso. Embora não existindo muitas evidências científicas, existem estudos que apontam para o facto do ananás poder ajudar a diminuir a formação de gordura e a acelerar a sua queima no organismo. Contudo, é consensual que são necessários mais estudos para consolidar este resultado.

É ainda uma boa opção de lanche porque apresenta poucas calorias, é rico em vitaminas e minerais importantes e não inclui gorduras saturadas. Voltando á questão inicial, não existem aparentemente frutas ou vegetais específicos que causem diretamente perda de peso, mas ajudam claramente a não acumular essas mesmas calorias.

Ou seja, admite-se que as pessoas tendem a ingerir menos calorias a nível global, se consumirem várias porções de frutas e vegetais por dia como parte de uma dieta bem equilibrada.

2. Ajuda a digestão

O ananás contém bromelaína, que é uma mistura enzimática onde estes componentes podem reduzir a inflamação e o inchaço nasal, além de ajudarem na cicatrização de feridas e queimaduras.

Também está associado a ajudar a melhorar a digestão e tem sido usado historicamente em países da América Central e do Sul para tratar distúrbios digestivos. Existem ainda estudos que apontam para evidências onde a bromelaína pode ajudar a reduzir os efeitos da diarreia.

3. Rico em antioxidantes

De acordo com estudos científicos o ananás é uma ótima fonte de antioxidantes, especificamente fenólicos, flavonóides e vitamina C. Estas substâncias são compostos nos alimentos que podem ajudar a combater a inflamação e os radicais livres no corpo.

Os radicais livres, por sua vez, são moléculas que podem causar danos celulares e levar a problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, diabetes tipo 2, doença de Alzheimer e problemas oculares. O consumo de alimentos ricos em antioxidantes, como o ananás, pode desempenhar um papel importante no combate à incidência dessas doenças.

4. Contribui para o aumento da imunidade

Existem evidências que apontam para o facto de que em crianças que consumem ananás enlatado o aparecimento de infecções virais e bacterianas é menor por comparação com crianças que não o consomem.

O consumo regular de ananás pode reduzir a probabilidade de uma infeção ou pelo menos diminuir sua duração.

5. Apresenta valores altos de vitamina C

O principal nutriente do ananás é a vitamina C, que apoia o sistema imunológico e oferece benefícios antioxidantes. Uma chávena de ananás contém 78,9 miligramas de vitamina C, de acordo com dados de perfil nutricional de alimentos.

Esta quantidade é superior a alguns valores de consumo recomendados, nomeadamente em mulheres adultas e está muito próximo do recomendado em homens adultos.

A vitamina C é extremamente importante pois participa em muitas acções bioquímicas vitais para o organismo, melhorando componentes que vão desde a pele a problemas oftalmológico, passando pela melhoria na absorção de ferro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here