Início Lifestyle Dieta Saudável: 5 benefícios das nozes

Dieta Saudável: 5 benefícios das nozes

As nozes são um fruto seco muito consumido e utilizado de diversas formas. Descubra os seus benefícios quando fazem parte de uma alimentação saudável.

1
Nozes
Nozes

As nozes são ótimas fontes de vitaminas e minerais essenciais ao organismo. São muito eficazes no tratamento e prevenção de vários tipos de cancro, além de serem muito úteis para melhorar a saúde cardiovascular.

Para além dos aspectos já referidos, as nozes auxiliam também problemas como indigestão, ganho de peso e desidratação. Estes problemas podem ser mantidos afastados pelo uso regular de nozes na dieta.

As nozes também são eficazes no tratamento de distúrbios mentais como esquizofrenia e doença de Alzheimer. Anemia, distúrbios metabólicos e inflamação crónica são apenas algumas das doenças que podem ser evitadas ou retardadas pelo consumo regular de nozes.

1. Ajudam na prevenção do cancro

Este benefício está associado às altas concentrações de gorduras saudáveis presentes neste fruto seco. As nozes são ótimas fontes de ácidos gordos ómega-3, também chamados de ácidos alfa-linoleicos, que são gorduras polinsaturadas e amplamente consideradas como benéficas para o corpo humano.

Estes ácidos têm propriedades anti-inflamatórias específicas que são conhecidas por reduzir as possibilidades de cancro da mama, cólon e próstata.

O alto conteúdo de fibra alimentar presente nas nozes também promove um melhor movimento intestinal, o que, por sua vez, ajuda a reduzir a incidência de certos tipos de cancro gastrointestinal.

2. Promovem um coração saudável

Entre os muitos benefícios de saúde que as nozes podem oferecer, um dos mais importantes é a saúde cardiovascular. A maioria das nozes são encontradas como fontes ricas de bom colesterol, também conhecido como HDL. Este tipo de colesterol reduz os níveis de LDL, ou colesterol perigoso na corrente sanguínea.

Também garantem que o colesterol perigoso não se aloje nas paredes das artérias e vasos sanguíneos, o que evita coágulos sanguíneos e outros problemas cardiovasculares graves, nomeadamente aterosclerose.

Nas nozes são encontradas elevadas concentrações de arginina, um aminoácido importante para o corpo. Estes componentes são importantes para favorecer o relaxamento e evitar a constrição ou contração, facilitando o funcionamento dos vasos sanguíneos e por consequência o fluxo de fluidos. Isso leva à diminuição da pressão arterial.

3. Evitam problemas na digestão

Devido ao alto teor de fibras, as nozes são extremamente eficazes para ajudar a evitar problemas digestivos. O teor de fibras torna o movimento do intestino mais suave, estimulando os movimentos peristálticos neste órgão. Se os movimentos das fezes forem suaves, é possível encontrar alívio da constrição.

Outras complicações digestivas, nomeadamente hemorróidas também podem ser evitadas pelo consumo regular de nozes. A alta concentração de fibras ajuda a remover o excesso de colesterol do sistema digestivo.

4. Auxiliam o organismo de pessoas com diabetes tipo 2

A síndrome metabólica amplamente associada ao diabetes tipo 2 pode ser minimizada com alguma eficácia, através da incorporação de nozes na dieta diária.

Este pressuposto deriva das nozes serem uma fonte com elevada quantidade de nutrientes benéficos, pelo que o seu consumo permite diminuir o consumo de hidratos de carbono e simultaneamente o nível de açúcar no sangue.

5. Previnem a inflamação crónica

Embora a condição de inflamação possa ser útil para o organismo tratar lesões, pois favorece o combate contra alguns agentes prejudiciais, as condições de inflamação crónica podem causar sérios danos aos órgãos e aumentar o risco de contrair doenças.

Fazer das nozes parte importante de uma dieta regular pode ajudar a reduzir a inflamação e, ao mesmo tempo, contribuir para o envelhecimento saudável.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here