Início Lifestyle Dieta saudável: 5 benefícios das ervilhas

Dieta saudável: 5 benefícios das ervilhas

Um alimento simples, nutritivo, parte fundamental de uma dieta saudável e muito versátil. Descubra 5 benefícios das ervilhas.

0
ervilhas
Ervilhas

As ervilhas são alimentos naturalmente doces. São ricas em vitaminas e antioxidantes essenciais, como vitamina K, C e vitamina B9. Também são extremamente interessantes a nível do conteúdo que apresentam em manganésio e fibra.

Existem várias vagens de ervilha fibrosas e difíceis de comer, mas algumas variedades são usadas como ingredientes em muitos pratos. Fique a conhecer 5 benefícios das ervilhas.

1. Ricas em ferro

As ervilhas são uma boa fonte de ferro. A deficiência de ferro é a principal causa de anemia. Sem a quantidade suficiente de ferro, o organismo não poderá produzir glóbulos vermelhos em quantidade suficiente, o que pode limitar o transporte de oxigénio. Nessa medida, o ferro é de facto um mineral muito importante, pois ajuda a limitar o aparecimento de fadiga.

2. Auxiliam o sistema imunitário

As ervilhas são ricas em vitamina C, o que as torna um dos melhores alimentos para a construção da imunidade. De acordo com estudos científicos, uma porção de ervilhas pode fornecer metade das suas necessidades diárias. As ervilhas, também contêm antioxidante muito interessantes a nível da saúde do organismo.

Uma das situações onde essa propriedade das ervilhas é interessante, tem a ver com o facto de poderem inibir a ação no estômago e no duodeno da batéria Helicobacter pylori. Esta bactéria pode ser responsável pelo aparecimento de úlceras e mesmo de problemas cancerígenos a nível do estômago.

3. Favorecem a perda de peso

As ervilhas também podem ajudar a perder alguns quilos. São pobres em gordura e também imensamente baixas em calorias, em comparação com leguminosas mais pesadas, como feijão e grão. Por peso, sabe-se que 100 gramas de ervilhas contém apenas 81 calorias.

O alto teor de fibra também desempenha um papel importante na redução de peso. A fibra ajuda a induzir a sensação de saciedade, o que impede que sejam ingeridos em demasia outros alimentos.

4. Estimulam o bom aspeto da pele

Conforme já se mencionou, este alimento é uma excelente fonte de vitamina C, que desempenha um papel significativo na produção de colagénio. Esta proteína ajuda a manter a pele firme e brilhante. A vitamina C também protege as células dos danos causados ​​pelos radicais livres.

Os antioxidantes ajudam a combater os danos causados ​​pelos radicais livres. Os antioxidantes presentes nele, como flavonóides, catequina e carotenos, também ajudam a prevenir os sinais de envelhecimento.

5. Promovem a Saúde do Coração

Embora sejam necessários mais estudos de investigação científica, um dos principais benefícios que é atribuído às ervilhas passa por serem muito interessantes na promoção da saúde cardiovascular. Esta situação justifica-se porque estas apresentam uma forte proteção antioxidante e anti-inflamatória para o funcionamento saudável dos vasos sanguíneos.

A formação de placas ao longo das paredes dos vasos sanguíneos leva a um stress oxidativo crónico e a inflamações, o que pode condicionar muito o funcionamento dos vasos sanguíneos. Poucos são os alimentos melhor apetrechados para fornecer nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios por comparação às ervilhas.

As ervilhas verdes são igualmente uma fonte de ácidos gordos ómega-3. Conforme atrás se mencionou as ervilhas verdes fornecem também quantidades muito significativas de vitamina B1 e vitamina B9, e boas quantidades de vitaminas B2, B3 e B6.

Todas estas evidências nutricionais características das ervilhas verdes permitem supor que as mesmas apresentam um importante papel de destaque na proteção da saúde cardiovascular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here