As ervilhas são alimentos naturalmente doces. São ricas em vitaminas e antioxidantes essenciais, como vitamina K, C e vitamina B9. Também são extremamente interessantes a nível do conteúdo que apresentam em manganésio e fibra.
Existem várias vagens de ervilha fibrosas e difíceis de comer, mas algumas variedades são usadas como ingredientes em muitos pratos. Fique a conhecer 5 benefícios das ervilhas.
1. Ricas em ferro
As ervilhas são uma boa fonte de ferro. A deficiência de ferro é a principal causa de anemia. Sem a quantidade suficiente de ferro, o organismo não poderá produzir glóbulos vermelhos em quantidade suficiente, o que pode limitar o transporte de oxigénio. Nessa medida, o ferro é de facto um mineral muito importante, pois ajuda a limitar o aparecimento de fadiga.
2. Auxiliam o sistema imunitário
As ervilhas são ricas em vitamina C, o que as torna um dos melhores alimentos para a construção da imunidade. De acordo com estudos científicos, uma porção de ervilhas pode fornecer metade das suas necessidades diárias. As ervilhas, também contêm antioxidante muito interessantes a nível da saúde do organismo.
Uma das situações onde essa propriedade das ervilhas é interessante, tem a ver com o facto de poderem inibir a ação no estômago e no duodeno da batéria Helicobacter pylori. Esta bactéria pode ser responsável pelo aparecimento de úlceras e mesmo de problemas cancerígenos a nível do estômago.
3. Favorecem a perda de peso
As ervilhas também podem ajudar a perder alguns quilos. São pobres em gordura e também imensamente baixas em calorias, em comparação com leguminosas mais pesadas, como feijão e grão. Por peso, sabe-se que 100 gramas de ervilhas contém apenas 81 calorias.
O alto teor de fibra também desempenha um papel importante na redução de peso. A fibra ajuda a induzir a sensação de saciedade, o que impede que sejam ingeridos em demasia outros alimentos.
4. Estimulam o bom aspeto da pele
Conforme já se mencionou, este alimento é uma excelente fonte de vitamina C, que desempenha um papel significativo na produção de colagénio. Esta proteína ajuda a manter a pele firme e brilhante. A vitamina C também protege as células dos danos causados pelos radicais livres.
Os antioxidantes ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres. Os antioxidantes presentes nele, como flavonóides, catequina e carotenos, também ajudam a prevenir os sinais de envelhecimento.
5. Promovem a Saúde do Coração
Embora sejam necessários mais estudos de investigação científica, um dos principais benefícios que é atribuído às ervilhas passa por serem muito interessantes na promoção da saúde cardiovascular. Esta situação justifica-se porque estas apresentam uma forte proteção antioxidante e anti-inflamatória para o funcionamento saudável dos vasos sanguíneos.
A formação de placas ao longo das paredes dos vasos sanguíneos leva a um stress oxidativo crónico e a inflamações, o que pode condicionar muito o funcionamento dos vasos sanguíneos. Poucos são os alimentos melhor apetrechados para fornecer nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios por comparação às ervilhas.
As ervilhas verdes são igualmente uma fonte de ácidos gordos ómega-3. Conforme atrás se mencionou as ervilhas verdes fornecem também quantidades muito significativas de vitamina B1 e vitamina B9, e boas quantidades de vitaminas B2, B3 e B6.
Todas estas evidências nutricionais características das ervilhas verdes permitem supor que as mesmas apresentam um importante papel de destaque na proteção da saúde cardiovascular.