Início Lifestyle Dieta saudável: 5 benefícios das beringelas

Dieta saudável: 5 benefícios das beringelas

Existem muitas formas diferentes de as cozinhar e são ótimas para a saúde se incluídas numa alimentação saudável. Descubra 5 benefícios das beringelas.

0
beringelas
Beringela

Tal como os tomates, devido ao seu sabor e textura, as beringelas são muitas vezes confundidas com vegetais. De facto, não o são, pois tratam-se de frutos altamente interessantes para a saúde. Apresentam muitos aspectos valiosos a nível gastronómico, e principalmente nutricional. Fique a conhecer cinco benefícios das beringelas.

1. Protegem contra doenças cardiovasculares

As beringelas são ricas em fibra alimentar. Embora possam apresentar uma quantidade de micronutrientes mais baixa do que muitas outras frutas e vegetais, a fibra existente é de facto muito significativa.

Este componente é por vezes desvalorizado, mas é decisivo para o funcionamento do sistema cardiovascular.

De acordo com estudos científicos, datados de 2013, um aumento na ingestão de fibra dietética está associado a uma diminuição nas doenças cardiovasculares e coronárias.

2. Baixam a pressão arterial

Um dos micronutrientes mais abundantes nas beringelas é o potássio.

Em média, cem gramas de beringela crua apresentam cerca de duzentos e trinta miligramas deste mineral, o que representa sete por cento da dose diária recomendada.

No caso do potássio, quando se menciona este mineral, a circunstância mais evidente é o equilíbrio com o mineral sódio. Este é extremamente importante, especialmente quando se trata de reduzir a retenção de líquidos, podendo ainda destacar-se a promoção da função nervosa.

Ainda assim, importa destacar que o benefício mais vital do potássio passa pela redução da pressão arterial. São várias as correntes nutricionais e de saúde pública que defendem e relembram este facto, e, como tal, é da mais elementar importância reconhecer a situação.

3. Favorecem a saúde dos ossos

Comer alimentos que contenham vitamina K, ajuda muito à saúde dos ossos. E é aqui que a beringela é extremamente útil, pois tem quantidades muito interessantes desse componente. A nível de quantidade, por cem gramas de beringela pode obter-se cinco por cento do valor diário recomendado.

Não é por acaso que a vitamina K é muitas vezes superestimada por certos fabricantes de suplementos. De certa forma, esta vitamina é tida como quase mágica.

Sendo exageradas, percebe-se que estas constatações comprovam a importância da vitamina K para a saúde, e, em particular para a saúde dos ossos.

Toda este mecanismo ocorre porque a vitamina K ajuda diretamente a regular as reservas de cálcio do corpo. Mais especificamente possibilita sinalizar onde o mineral pode ou não ser colocado. Neste sentido, a vitamina k auxilia a saúde dos ossos e das próprias artérias.

4. Melhoram a Função cognitiva

As beringelas apresentam na sua pele um tipo de antocianina, que é decisiva para ajudar a proteger as membranas celulares do cérebro. Esta evidência é comprovada por estudos científicos e está também relacionada com o controlo dos danos causados pelos radicais livres. Também ajuda a transportar nutrientes para as células e remover os resíduos. As antocianinas são ainda um auxiliar precioso para ajudar a prevenir a neuroinflamação e a facilitar o fluxo sanguíneo para o cérebro.

Estes dados favorecem a prevenção da perda de memória e outros aspectos do declínio mental relacionados à idade. Acrescenta-se que as antocianinas podem reduzir a degradação das gorduras no cérebro, um processo que pode causar danos às células.

5. Ajudam a controlar o peso

A fibra dietética pode ajudar as pessoas a controlar o peso. Dietas ricas em fibras levam a que existam menores excessos alimentares, pois as fibras podem ajudar a pessoa a sentir-se mais saciada por mais tempo.

As beringelas contêm fibras e são baixas em calorias, podendo assim contribuir para uma dieta saudável e com poucas calorias.

Contudo, as beringelas podem absorver muito óleo durante a fritura. Dessa forma, quem quer perder peso deve prepará-las de uma forma diferente, nomeadamente grelhado ou fritando com uma quantidade reduzida de óleo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here