O magnésio é um mineral de grande importância no organismo. Tem um papel decisivo nas reações enzimáticas do corpo. No que respeita às suas funções destacam-se ainda as funções musculares, nervosas e de apoio ao sistema imunitário. Fique a conhecer melhor a importância do magnésio e onde procurá-lo a nível alimentar.
1. Saúde óssea
Embora a maioria das pesquisas se concentre no que visa o papel do cálcio a nível da saúde dos ossos, o magnésio também desempenha um papel decisivo na formação de ossos saudáveis.
Estudos científicos datados do início da última década relacionaram a ingestão adequada de magnésio com a maior densidade óssea, melhor formação de cristais ósseos e menor risco de osteoporose em mulheres após a menopausa.
O magnésio pode melhorar a saúde óssea direta e indiretamente, pois ajuda a regular os níveis de cálcio e vitamina D, que são dois outros nutrientes vitais para a saúde dos ossos.
2. Saúde cardiovascular
O corpo precisa de magnésio para manter a saúde dos músculos, incluindo o coração. Pesquisas descobriram que o magnésio desempenha um papel importante no funcionamento deste órgão central.
Sabe-se que a deficiência de magnésio pode aumentar o risco de uma pessoa apresentar problemas cardiovasculares. Em parte, isso deve-se às suas funções a nível celular. Estão diagnosticadas situações de insuficiência cardíaca intimamente relacionadas com a deficiência de magnésio. Acrescenta-se que esta mesma insuficiência pode piorar os desfechos clínicos.
Os pacientes que recebem magnésio logo após um ataque cardíaco têm menor risco de mortalidade. Os médicos às vezes usam magnésio durante o tratamento para insuficiência cardíaca congestiva de modo a reduzir o risco de arritmia ou ritmo cardíaco anormal.
Estudos recentes admitem que aumentar a ingestão de magnésio pode diminuir o risco de acidente vascular cerebral (AVC). A estatística vai mesmo mais longe ao afirmar que a um aumento do consumo de magnésio na ordem dos 100 mg por dia corresponde uma redução de 2% no risco de AVC.
Algumas pesquisas também sugerem que o magnésio desempenha um papel na hipertensão. No entanto, apenas se afirma que tomar suplementos de magnésio reduz a pressão arterial numa pequena extensão.
Está sugerida por várias entidades científicas o desenvolvimento de estudos mais aprofundados relativamente ao papel do magnésio na saúde do coração e na prevenção de doenças cardiovasculares.
3. Ansiedade
Os níveis de magnésio podem desempenhar um papel nos transtornos do humor, incluindo depressão e ansiedade.
De acordo com algumas pesquisas e ensaios recentes, a níveis baixos de magnésio podem corresponder ligações com casos de ansiedade. Esta situação deve-se ao facto da regulação entre o sistema nervoso e o sistema endócrino ser condicionada pela presença deste mineral, com incidência particular na produção de adrenalina.
No entanto, a qualidade destas evidências é ainda insuficiente, pelo que é uma área de grande potencial para estudos futuros.
Alimentos ricos em magnésio
- Semente de abóbora
- Amêndoas torradas
- Espinafre
- Cajus
- Amendoim
- Leite de soja
- Feijão preto
- Chocolate preto
- Manteiga de amendoim
- Pão de trigo integral
- Abacate
- Batata
- Arroz
- Iogurte
- Cereais
- Farinha de aveia
- Feijão enlatado
- Banana
- Cacau em pó
- Salmão