Início História Descoberta do Brasil: acaso ou intencional?

Descoberta do Brasil: acaso ou intencional?

São cada vez mais as evidências que apontam para o facto de Portugal já ter conhecimento da existência do Brasil antes de 1500, data oficial da descoberta.

9567
3
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro

Actualmente, questiona-se o caso da descoberta do Brasil. Talvez descoberta não seja exactamente o termo mais apropriado para esse fato, e sim, conquista do Brasil.

Brasil
Brasil

No entanto, o que se coloca em dúvida é a rota de Cabral: será que o desvio da direcção que ele, juntamente com sua esquadra, foi mesmo motivado pelas correntes de vento ou já existia uma intenção para essa mudança de rumo?

Brasil
Brasil

Tudo indica que os portugueses já sabiam da existência de nossas terras, antes de Cabral passar por aqui. Muito provavelmente, o Brasil não foi descoberto em 22 de Abril de 1500, e sim, tomado posse. Vejamos alguns indícios.

brasil2

Vasco da Gama, após a sua gloriosa ida às Índias, voltou para Portugal em Julho de 1499. Melhor do que as especiarias que ele trouxe na mala foi o fato de que ficou comprovado na prática que, assim como na Índia, novas terras poderiam ser alcançadas pelo mar.

mapamundi

Ou seja, o planeta terra poderia transformar-se em um imenso comércio (será que já havia indícios de globalização nesta época!?). E Portugal era um dos poucos países europeus com saída para o Atlântico.

Terra Java - east coast of Australia (1)

3 COMENTÁRIOS

  1. Para mim ele ja tinha uma ideia que havia terras para aquelas bandas, então foi averiguar e achou oque ele ja sabia que existia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here