VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

Convento dos Cardaes: um dos melhores locais em Lisboa para apreciar azulejos

Escapou à destruição causada pelo terramoto de 1755 e hoje em dia possui uma das mais bonitas coleções de azulejos de Lisboa. Conheça o Convento dos Cardaes.

VxMag by VxMag
Jun 15, 2023
in Viagens
0
Igreja do Convento dos Cardaes

Igreja do Convento dos Cardaes

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Parque Eduardo VII

7 belíssimos locais grátis para visitar em Lisboa

Set 21, 2023
aldeias mais bonitas de Portugal

7 vilas e aldeias medievais para descobrir em Portugal

Set 20, 2023
Rio de Onor

5 pitorescas aldeias de Trás-os-Montes para visitar pelo menos uma vez na vida

Set 20, 2023
Guimarães

7 passeios românticos para fazer no Norte de Portugal

Set 19, 2023

Se gosta de história, arte e azulejos, não pode deixar de visitar o Convento dos Cardaes, um dos raros edifícios históricos de Lisboa que sobreviveu ao terramoto de 1755 e que guarda em si um significativo acervo de artes sacra e decorativas. Neste artigo, vamos contar-lhe um pouco sobre este pequeno segredo que vale a pena descobrir na capital portuguesa.

O Convento dos Cardaes foi fundado em 1681 por dona Luísa de Távora, uma nobre portuguesa que quis criar um espaço para as religiosas da Ordem das Carmelitas Descalças e para ela própria, onde viveu e morreu.

O convento obedece à arquitetura do século XVII e é adaptado às estritas regras das Carmelitas, que limitam o contacto com o mundo. O exterior é robusto e austero, mas o interior é rico em tesouros decorativos.

Convento dos Cardaes
Convento dos Cardaes

Um dos destaques do Convento dos Cardaes é a sua igreja, que é uma obra-prima do barroco português. A igreja foi construída entre 1681 e 1703, seguindo o projeto do arquiteto João Antunes.

A fachada mostra duas portas encimadas por nichos com as imagens de Nossa Senhora da Conceição e de São José, executadas em mármore. O interior é rico em talha dourada, azulejos e pinturas.

A nave da igreja está forrada por silhar de azulejos da fase final do estilo joanino a transitar para o rococó, datados de cerca de 1740. Estes azulejos são de origem portuguesa e representam cenas da vida de Cristo e da Virgem Maria. No plano superior, há pinturas atribuídas a António Pereira Ravasco e André Gonçalves, que retratam episódios do Antigo Testamento e da história das Carmelitas.

O altar-mor da igreja é um dos mais belos exemplos de talha dourada do século XVIII em Lisboa. A talha é de estilo nacional, com influências do barroco italiano e francês. O retábulo tem uma imagem de Nossa Senhora da Conceição dos Cardaes, ladeada por São José e São Joaquim. Nas paredes laterais, há dois altares dedicados a Santa Teresa de Ávila e a São João da Cruz, os fundadores da Ordem das Carmelitas Descalças.

Convento dos Cardaes
Convento dos Cardaes

O convento possui uma das maiores coleções mundiais de azulejos holandeses do séc. XVII, fora da Holanda, que representam cenas da vida de Maria e que são atribuídos a Jan van Oort, um dos mais importantes ceramistas da época.

Também tem um rico acervo de pinturas, esculturas, mobiliário, paramentos e objetos litúrgicos dos séculos XVII ao XIX, que revelam a história e a espiritualidade das Carmelitas Descalças.

O convento é um dos poucos que resistiu ao terramoto de 1755 quase sem danos, conservando até hoje todo o seu património artístico e religioso. É também um dos únicos conventos em Portugal que sempre se manteve ativo para a mesma finalidade desde que foi criado no século XVII.

Além da sua beleza arquitetónica e dos azulejos deslumbrantes, o Convento dos Cardaes é um espaço cultural ativo, abrigando exposições e eventos ao longo do ano. Desde exposições de arte contemporânea até concertos e palestras, há sempre algo interessante a acontecer no convento.

Mas o Convento dos Cardaes não é só um lugar de história e arte, é também um lugar de solidariedade e inclusão social. Desde o século XIX, o convento acolhe pessoas com necessidades especiais, que aqui têm a sua casa, a sua família e uma comunidade que as apoia e as integra. O local gerido pela Associação Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, que conta com o auxílio e cuidado de Irmãs Dominicanas.

O Convento dos Cardaes é um lugar de paz e tranquilidade, onde se pode sentir a presença de Deus e a oração das irmãs que aqui vivem. É também um lugar de cultura e de aprendizagem, onde se pode participar em visitas guiadas, exposições, concertos e outras atividades.

Tags: convento dos cardaeslisboa
VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próteas
Lifestyle

Próteas: guia completo para plantar e cuidar destas belíssimas flores

by VxMag
Set 21, 2023
0

As próteas são plantas com flor que vêm da África do Sul, onde fazem parte da família das Proteaceae. Há...

Read more
Língua Portuguesa

15 das palavras mais caricatas da Língua Portuguesa e os seus significados

Set 21, 2023
Orquídea Cymbidium

12 plantas que florescem no inverno em Portugal e como cuidar delas

Set 21, 2023
Parque Eduardo VII

7 belíssimos locais grátis para visitar em Lisboa

Set 21, 2023
aldeias mais bonitas de Portugal

7 vilas e aldeias medievais para descobrir em Portugal

Set 20, 2023
plantas para jardim de pouca manuntenção

8 plantas para jardim que requerem pouca manutenção

Set 20, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine