Usada em certos locais de Portugal, mas provavelmente desconhecida pela maioria, a beldroega é uma planta medicinal conhecida desde os tempos antigos por ter grandes virtudes medicinais. Esta planta tem o nome de beldroega, e está a ser mais valorizada por ser um dos poucos alimentos de origem vegetal que é uma grande fonte de ómega 3, necessário para a boa manutenção da saúde.
Além disso possui betacaroteno, vitamina C e minerais, como magnésio, manganês, potássio, ferro e cálcio. E contém pequenas quantidades de vitaminas B1, B2, B3, cobre, ácido fólico e fósforo.
Cultivada há mais de 2000 anos, era apreciada pelos gregos e romanos como planta alimentar, medicinal e até “mágica”. Plínio, O Velho (I d.C.) considerava-a útil para as febres.
Na América, no tempo dos colonos, era apreciada pelos índios e pioneiros europeus, que as plantavam nas hortas. Em 1940, Gandhi elaborou uma lista de 30 espécies (que incluía a beldroega) com o intuito de combater a fome e promover a independência do país.
Esta erva cresce espontaneamente, sendo muitas vezes considerada infestante, crescendo em terrenos abandonados e até nos passeios da rua (não devem ser colhidas para alimentação). Para uma família de quatro pessoas, basta ter 12 plantas.
Trata-se da planta verde que contém mais ómega-3 e tem ainda 10-20 vezes mais melatonina (antioxidante) que a maioria dos frutos e hortaliças comestíveis.
Devido às suas propriedades medicinais, a planta tem sido usada como remédio natural, servindo como:
- Analgésico
- Anti-hemorrágico
- Tónico
- Diurético
- Remédio para artrite, dores de cabeça e problemas nos dentes e gengivas.
Possuidora de um alto teor de água e um sabor ligeiramente ácido que lembra o espinafre fresco, a beldroega pode ser consumida crua ou cozida, sendo uma óptima opção para ser acrescentada na sua salada.
O melhor é que este alimento incrivelmente rico em nutrientes pode ser plantado em casa, durante o verão, facilitando assim o seu consumo.
Aprenda esta incrível receita de beldroegas em conserva para desfrutar deste super-alimento de uma forma deliciosa.
Ingredientes
- Uma porção generosa de beldroega
- 3 dentes de alho
- Vinagre de maçã
- 10 grãos de pimenta-preta (pimenta-do-reino)
Modo de preparação
- Lave bem os caules e as folhas da beldroega.
- Corte em pedaços de aproximadamente 2,5 cm e coloque-os num frasco de vidro.
- Acrescente alho picado e a pimenta.
- Em seguida, despeje o vinagre de maçã (o suficiente para cobrir) e feche o frasco.
- Guarde no frigorífico durante duas semanas.
- Após esse tempo, a beldroega em conserva está pronta para o consumo.
A beldroega também fortalece o sistema imunitário, acalma os problemas gastrointestinais e urinários, bexiga, rins e fígado. Combate o mau colesterol (HDL) se for comida crua. Cientistas descobriram que em Creta os habitantes raramente morriam com doenças cardíacas, devido a uma dieta rica em beldroega que combate o colesterol.
Na Ásia, é utilizada com antidoto para picada de vespas e abelhas. Se for esfregada na pele, é eficaz nos furúnculos e queimaduras. Beneficie deste fantástico remédio natural que a natureza nos dá!