VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Sociedade

Como seria se Portugal não fosse independente de Espanha: 9 coisas que sabemos

VxMag by VxMag
Dez 26, 2019
in Sociedade
1
espanha

Portugal e Espanha

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Rotundas de Portugal

15 das rotundas mais caricatas de Portugal

Dez 31, 2022
famosos descendentes de portugueses

26 celebridades internacionais que descendem de portugueses

Set 18, 2022
puro sangue lusitano

Puro Sangue Lusitano: um dos cavalos mais bonitos do mundo

Set 12, 2022
Daniela Ruah

10 judeus portugueses famosos (ou descendentes de judeus)

Set 3, 2022

O que teria acontecido a Portugal caso não tivesse ocorrido a Restauração da Independência em 1640? Será sempre difícil imaginar, mas podemos saber algumas coisas de certeza. A união de Portugal com Espanha daria origem a um dos países mais poderosos da Europa e do mundo, tanto economicamente como culturalmente e o nosso peso nos destinos do Velho Continente seria certamente maior.

Por outro lado, convém não esquecer que a Espanha é hoje um estado frágil, com aspirações independentistas de várias das suas regiões, das quais a Catalunha é o maior exemplo.

Uma coisa é certa: somos independentes e gostamos de o ser… mas não custa nada imaginar como seria uma hipotética União Ibérica.

1

Se Portugal continuasse sob domínio espanhol, um estado peninsular ocuparia uma dimensão de 598 223 quilómetros quadrados e seria o segundo maior país da UE, atrás apenas de França. Espanha já o é, mesmo sem os 92 226 quilómetros quadrados de terra portuguesa.

União Ibérica

2

Em termos de população, os dois países juntos teriam 56,8 milhões de habitantes e tornar-se-iam no 24º estado mais populoso do mundo. Actualmente, Espanha ocupa a 29ª posição e Portugal a 86ª (em 257).

União Ibérica

3

A única vez que houve uma União Ibérica aconteceu entre 1580 e 1640, durante aquilo que em Portugal ficou conhecido como a dinastia filipina. A experiência revelou-se danosa para a economia portuguesa, que não sé perdeu uma série de colónias como teve de oferecer território aos países que apoiaram Lisboa na Guerra da Restauração.

Restauração da Independência
Restauração da Independência

4

O português seria a quinta língua oficial do país, juntando-se ao castelhano, ao catalão, ao basco e ao galego.

União Ibérica

5

O Iberismo foi uma corrente política em grande voga no século XIX. Em Portugal, o rosto do movimento foi José Maria Casal Ribeiro, um político portuense que defendia uma república federalista com capital em Lisboa. Teófilo Braga (na foto), o segundo presidente da República Portuguesa, assumiria a mesmíssima ideia no início do século XX.

União Ibérica

6

Em Espanha existe um partido político que advoga o federalismo em toda a Península Ibérica. O Íber vai pela primeira vez apresentar-se a eleições nas municipais de 2019, no pequeno concelho de Puertollano, no distrito de Ciudad Real.

União Ibérica

7

A Ibéria seria a capital mundial da arte rupestre, juntando a mais antiga pintura do mundo – a da caverna de Altamira, na Cantábria – às mais antigas gravações em pedra – as do vale do Côa.

Foz Côa

8

Portugal e Espanha juntos tornar-se-iam no país do mundo com mais lugares Património da Humanidade pela UNESCO. Numa Península unida haveria 61 sítios classificados, mais do que em Itália (53) e China (52).

locais para visitar em Sintra
Palácio da Pena

9

A única competição de futebol que existe na Península é a Copa Ibérica, que se realiza de forma irregular desde 1935. Começou por ser um confronto entre os campeões dos dois países, depois a escolha passou a ser arbitrária. Houve apenas sete edições, e vantagem para os clubes portugueses, com quatro títulos.

Cristiano Ronaldo
Tags: espanhaPortugalunião ibérica
VxMag

VxMag

Comments 1

  1. Paulo Gonçalves says:
    5 anos ago

    Boa tarde a todos ,

    o meu nome é Paulo Gonçalves, sou o mentor do mPI movimento Partido Ibérico em 2012 e co-organizador do partido Ibérico Íber em Espanha, que quizemos que fosse o irmão gémeo do mPI em Espanha dai o logotipo ser o mesmo. Desde sempre que a soberania nacional actual nunca foi objecto de discussão, o que o mPI e o Íber advogam é uma confederação Ibérica, não uma fedderação Ibérica que é substancialmente diferente e anuladora das soberanias de quem a integra. Para um maior rigor nas opiniões sugerimos a consulta da página internet do movimento Partido Ibérico o do Íber. Para qualquer esclarecimento poderão ser pedidos pelo endereço [email protected]érico.com Abraço a todos

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

casa mais antiga de Lisboa
Viagens

8 belíssimos edifícios de Lisboa que resistiram ao terramoto de 1755

by VxMag
Mar 20, 2023
0

O terramoto de 1755 foi incrivelmente devastador, e é considerado como um dos mais violentos da história da humanidade, tendo...

Read more
Sevilha

12 dos melhores locais para visitar em Sevilha

Mar 20, 2023
Eslovénia

12 dos melhores locais para visitar na Eslovénia

Mar 20, 2023
grandes rotas portugal

Passadiços do Paiva: viagem mágica ao longo de um rio deslumbrante

Mar 20, 2023
Praia da Ursa

Praia da Ursa: um dos recantos mais belos de Sintra

Mar 19, 2023
eslovénia

10 dos lagos mais bonitos do mundo

Mar 19, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine