Início Sociedade Como seria se Portugal não fosse independente de Espanha: 9 coisas que...

Como seria se Portugal não fosse independente de Espanha: 9 coisas que sabemos

É sempre difícil imaginar como seria se não tivesse ocorrido a Restauração da Independência mas algumas coisas sabemos com certeza. Estas são algumas delas.

3004
1
COMPARTILHE
espanha
Portugal e Espanha

 

O que teria acontecido a Portugal caso não tivesse ocorrido a Restauração da Independência em 1640? Será sempre difícil imaginar, mas podemos saber algumas coisas de certeza. A união de Portugal com Espanha daria origem a um dos países mais poderosos da Europa e do mundo, tanto economicamente como culturalmente e o nosso peso nos destinos do Velho Continente seria certamente maior. Por outro lado, convém não esquecer que a Espanha é hoje um estado frágil, com aspirações independentistas de várias das suas regiões, das quais a Catalunha é o maior exemplo. Uma coisa é certa: somos independentes e gostamos de o ser… mas não custa nada imaginar como seria uma hipotética União Ibérica.

1

Se Portugal continuasse sob domínio espanhol, um estado peninsular ocuparia uma dimensão de 598 223 quilómetros quadrados e seria o segundo maior país da UE, atrás apenas de França. Espanha já o é, mesmo sem os 92 226 quilómetros quadrados de terra portuguesa.

União Ibérica

2

Em termos de população, os dois países juntos teriam 56,8 milhões de habitantes e tornar-se-iam no 24º estado mais populoso do mundo. Actualmente, Espanha ocupa a 29ª posição e Portugal a 86ª (em 257).

União Ibérica

3

A única vez que houve uma União Ibérica aconteceu entre 1580 e 1640, durante aquilo que em Portugal ficou conhecido como a dinastia filipina. A experiência revelou-se danosa para a economia portuguesa, que não sé perdeu uma série de colónias como teve de oferecer território aos países que apoiaram Lisboa na Guerra da Restauração.

Restauração da Independência
Restauração da Independência

4

O português seria a quinta língua oficial do país, juntando-se ao castelhano, ao catalão, ao basco e ao galego.

União Ibérica

5

O Iberismo foi uma corrente política em grande voga no século XIX. Em Portugal, o rosto do movimento foi José Maria Casal Ribeiro, um político portuense que defendia uma república federalista com capital em Lisboa. Teófilo Braga (na foto), o segundo presidente da República Portuguesa, assumiria a mesmíssima ideia no início do século XX.

União Ibérica

6

Em Espanha existe um partido político que advoga o federalismo em toda a Península Ibérica. O Íber vai pela primeira vez apresentar-se a eleições nas municipais de 2019, no pequeno concelho de Puertollano, no distrito de Ciudad Real.

União Ibérica

7

A Ibéria seria a capital mundial da arte rupestre, juntando a mais antiga pintura do mundo – a da caverna de Altamira, na Cantábria – às mais antigas gravações em pedra – as do vale do Côa.

Foz Côa

8

Portugal e Espanha juntos tornar-se-iam no país do mundo com mais lugares Património da Humanidade pela UNESCO. Numa Península unida haveria 61 sítios classificados, mais do que em Itália (53) e China (52).

locais para visitar em Sintra
Palácio da Pena

9

A única competição de futebol que existe na Península é a Copa Ibérica, que se realiza de forma irregular desde 1935. Começou por ser um confronto entre os campeões dos dois países, depois a escolha passou a ser arbitrária. Houve apenas sete edições, e vantagem para os clubes portugueses, com quatro títulos.

Cristiano Ronaldo

Fonte: noticiasmagazine.pt

 

1 COMENTÁRIO

  1. Boa tarde a todos ,

    o meu nome é Paulo Gonçalves, sou o mentor do mPI movimento Partido Ibérico em 2012 e co-organizador do partido Ibérico Íber em Espanha, que quizemos que fosse o irmão gémeo do mPI em Espanha dai o logotipo ser o mesmo. Desde sempre que a soberania nacional actual nunca foi objecto de discussão, o que o mPI e o Íber advogam é uma confederação Ibérica, não uma fedderação Ibérica que é substancialmente diferente e anuladora das soberanias de quem a integra. Para um maior rigor nas opiniões sugerimos a consulta da página internet do movimento Partido Ibérico o do Íber. Para qualquer esclarecimento poderão ser pedidos pelo endereço geral@movimentopartidoibérico.com Abraço a todos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here