Início Sociedade Como ser um português típico em 18 pequenos passos

Como ser um português típico em 18 pequenos passos

Ser português não é tarefa fácil nem é para qualquer um. Mas este guia pode ajudá-lo um pouco: como ser um português típico em 18 pequenos passos.

0

Quer ser um português genuíno, daqueles que usam bigode e torcem pelo Benfica? Então este artigo é para si! 🙂 Agora mais a sério… ser português não é para todos. É algo que apenas os nascidos e criados neste pequeno cantinho à beira-mar plantado podem compreender e apreciar. Recomendamos que leia o artigo com muito humor e não leve a mal nada do que está escrito. Afinal de contas, um verdadeiro português é também conhecido pelo seu bom sentido de humor e desportivismo.

 

1. Comece o dia dirigindo-se para o café, babe-se perante toda a selecção de doces antes de finalmente pedir um café expresso e uma torta de creme tradicional (“Uma bica e hum pastel de nata por favor”) ou um Cimbalino se você estiver mais ao norte na sua expedição portuguesa.

 

2. Após satisfazer o vício do café logo de manhã, vá à padaria da D. Maria, cumprimente a D. Joaquina e compre papos secos, bolas, caralhotas, e tente aprender palavras diferentes como por exemplo os mais de 100 tipos de pães disponíveis em todo o país.

 

3. Assim que voltar para casa, esqueça que já comeu o pequeno almoço e imediatamente comece a pensar sobre o almoço. Você deve pensar em comida constantemente.

 

4. Quando for à mercearia local, certifique-se que nunca se esquece de comprar cebola, tomate, alho e azeite.

 

5. Enquanto estiver a cozinhar o almoço, aprenda a cozinhar, pelo menos, cinco receitas com bacalhau. Calma, a tarefa não é difícil porque existem mais de 1000.

 

6. Cumprimente todas as pessoas a quem é apresentada com dois beijos a não ser que você seja um homem. Se for homem, vai ter muita gente com olhar desconfiado se você cumprimentar um outro homem com dois beijos… excepto se for o seu pai, que é aceitável em algumas famílias.

 

7. Durante o almoço envolva-se em discussões acaloradas. Não seja tímido, mesmo que seja a primeira vez que você está com os seus convidados. Expresse sua opinião e discuta o conteúdo com o coração. Pode discutir sobre política, economia, tráfego rodoviário, gestão de futebol, etc. A lista é interminável.

 

8. Quando terminar terminar a discussão e depois de defender com unhas e dentes o seu ponto de vista, leve os seus convidados ao café e pague-lhes uma cerveja. Fale e ria como se vocês se conhecessem há muito tempo.

 

9. Ter uma forte relação com o mar. Os portugueses amam as suas falésias e praias, tanto quanto nós amamos o sol e a areia. É por isso que você vai notar que há um período de hibernação Português durante o inverno para, em seguida, todos saírem com a Primavera, ficar de fora para o Verão, esperar para o Outono, e desaparecerem novamente como início do Inverno.

 

10. Na esplanada encomendar um prato de caracóis e devorá-lo rapidamente usando um palito. Se não estiver na época dos caracóis, pedir um prato de tremoços e comê-los enquanto observa o pôr do sol sobre o mar.

 

11. Aconselhar qualquer pessoa doente a comer canja de galinha. É remédio santo para todos os problemas.

 

12. Compre à sua mãe uma figura de um santo retratado num azulejo. Se ela não for religiosa pode oferecer-lhe uma placa para decorar a casa com um provérbio engraçado ou um poema dedicado às mães.

 

13. Se já se sente mais Português, pode começar a criticar o país. Comece pelo sistema de saúde (que é um dos melhores do mundo) e passe logo aos políticos (todos com fama de corruptos). Mas nunca se esqueça: só a um português é permitido criticar Portugal. Se for um estrangeiro a fazê-lo, mostre o seu lado mais selvagem e defenda Portugal com toda a sua garra.

 

14. Assista a uma novela portuguesa ou brasileira após o jantar. Mas lembre-se que, se os seus amigos lhe perguntarem se vê a novela, deve dizer sempre que não.

 

15. Ligue a um amigo e convide-o para tomar café. Quando chegar ao café, peça um chá, um sumo ou uma cerveja. Um convite para tomar café significa sempre sair e tomar qualquer coisa, não apenas café.

 

16. Se estiver na época do Natal aprenda a fazer filhoses, coscorões e azevias.

 

17. Aprenda uma piada ou duas sobre Alentejanos. Em Portugal a maioria das piadas tendem a ser sobre as pessoas de uma região diferente, mas nada bate piadas sobre pessoas do Alentejo.

 

18. Se decidir sair à noite, certifique-se que só chega ao bar às 00.00h e entra na disco às 2 ou 3h da manhã. Saia da disco sempre por volta das 8h e caminhe até à roulote mais próxima para comer uma bifana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here