Início História Coisas que você não sabia: 11 marcas de carros portugueses

Coisas que você não sabia: 11 marcas de carros portugueses

Foram criados, desenhados e construídos em Portugal. Mas infelizmente nenhum projecto vingou. Descubra 11 marcas de carros portugueses.

198399
10
marcas de carros portugueses
Edfor

 

Conhece marcas de carros portugueses? No decorrer do Século XX, 14 foi o número de marcas de carros portugueses e fundadas em Portugal. A maior parte delas é totalmente desconhecida da maioria dos portugueses, já nenhuma opera actualmente, muito por culpa da falta de apoio do governo, e já pouco resta para recordar. Numa altura em que dependemos cada vez mais das exportações, apostar em marcas de carros portugueses poderiam ser uma das estratégias mais eficazes para potenciar o desenvolvimento do país. Ficam aqui algumas das marcas de carros portugueses mais emblemáticos.

 

1. Alba

Alba
Alba

Em primeiro lugar temos o Alba, que foi desenhado e desenvolvido em Albergaria-a-Velha, na metalúrgica Alba, no ano de 1952. A carroçaria era em alumínio e bem ao estilo Italiano da altura. Todo o carro, inclusive o motor, tem a autoria de António Augusto Martins Pereira. O Alba tinha um motor de 4 cilindros de 1500cc que debitavam 90cv, tinha 4 velocidades e atingia os 200km/h. Estima-se que ao todo tenham sido construídos 4 exemplares.

 

2. DM

DM
DM

O DM, da autoria de Dionísio Mateu, foi desenvolvido nas instalações da Auto Federal Lda., por volta de 1951. Foram produzidas 7 carroçarias diferentes, e conta com um motor de 1100cc com 4 cilindros e com 65cv. O DM pesava 500kg e atingia os 170Km/h.

10 COMENTÁRIOS

  1. A UMM foi comprada a patente pelos americanos que agora lhe chamam tão orgulhosamente de produto americano de HUMMER

  2. Às paginas tantas leio neste sitio vortexmag: “muito por culpa do governo”.
    Então agora isto virou sitio de propaganda politica? Ao serviço de quem? Então desde quando os eleitores, têm de concordar que o governo esbanje dinheiro com projetos falhados? O governo seja ele qual for, não tem nada que esbanjar um cêntimo com desocupados, que de vez em quando se lembram de inventar carros!
    Vortexmag denunciada no facebook como SPAM!

    • Sim senhor…ou é mais um mamão ligado de algum modo à política ou é um otário…vamos resumir isto… PIB diz lhe alguma coisa? Quando algum governo não apoia esses”desocupados” a quem eu chamo visionários que tentam de alguma forma impulsionar a industrialização do País e passa a gastar o “cêntimos” na importalizaçao eu não vejo avanço nenhum para o País . Fazer auto estradas inúteis , fazer compras de itens inúteis , contratar serviços estrangeiros, etc que a lista é longa e mais importante encherem os próprios bolsos mesmo depois de deixarem os cargos que tinham…É esse o impulso que o País precisa?

  3. HAVIA EM vILA DO cONDE UM FABRICANTE DE VAÍCOLOS DE UM LUGAR E MEIO,CONSTRUIDO COM COM A PARACERIA DA FÁBRICA PACHANCHO,CREIO QUE COM MOTOR DE MOTO.A DIREÇÃO DOS FARÓIS JÁ ERA COMANDADA COM A VIRAGEM DO VOLANTE COMO POSTERIORMENTE O CITROEN D S 21.

  4. Tive o prazer e o orgulho doe quem concebeu o MARLEI, Era meu tio Mário Moreira dos Reis Leite , um grande homem e um grande Mecânico.

  5. No tempo do salazarismo é que era! Preferência para importar para depois montar cá.
    Anos 90, UMM a melhor e mais robusta carroçaria, sem apoios do Estado.
    Grande país…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here