Início História Coisas que você não sabia: 11 marcas de carros portugueses

Coisas que você não sabia: 11 marcas de carros portugueses

Foram criados, desenhados e construídos em Portugal. Mas infelizmente nenhum projecto vingou. Descubra 11 marcas de carros portugueses.

165080
9
marcas de carros portugueses
Edfor

 

Conhece marcas de carros portugueses? No decorrer do Século XX, 14 foi o número de marcas de carros portugueses e fundadas em Portugal. A maior parte delas é totalmente desconhecida da maioria dos portugueses, já nenhuma opera actualmente, muito por culpa da falta de apoio do governo, e já pouco resta para recordar. Numa altura em que dependemos cada vez mais das exportações, apostar em marcas de carros portugueses poderiam ser uma das estratégias mais eficazes para potenciar o desenvolvimento do país. Ficam aqui algumas das marcas de carros portugueses mais emblemáticos.

 

1. Alba

Alba
Alba

Em primeiro lugar temos o Alba, que foi desenhado e desenvolvido em Albergaria-a-Velha, na metalúrgica Alba, no ano de 1952. A carroçaria era em alumínio e bem ao estilo Italiano da altura. Todo o carro, inclusive o motor, tem a autoria de António Augusto Martins Pereira. O Alba tinha um motor de 4 cilindros de 1500cc que debitavam 90cv, tinha 4 velocidades e atingia os 200km/h. Estima-se que ao todo tenham sido construídos 4 exemplares.

 

2. DM

DM
DM

O DM, da autoria de Dionísio Mateu, foi desenvolvido nas instalações da Auto Federal Lda., por volta de 1951. Foram produzidas 7 carroçarias diferentes, e conta com um motor de 1100cc com 4 cilindros e com 65cv. O DM pesava 500kg e atingia os 170Km/h.

9 COMENTÁRIOS

  1. A UMM foi comprada a patente pelos americanos que agora lhe chamam tão orgulhosamente de produto americano de HUMMER

  2. Às paginas tantas leio neste sitio vortexmag: “muito por culpa do governo”.
    Então agora isto virou sitio de propaganda politica? Ao serviço de quem? Então desde quando os eleitores, têm de concordar que o governo esbanje dinheiro com projetos falhados? O governo seja ele qual for, não tem nada que esbanjar um cêntimo com desocupados, que de vez em quando se lembram de inventar carros!
    Vortexmag denunciada no facebook como SPAM!

    • Sim senhor…ou é mais um mamão ligado de algum modo à política ou é um otário…vamos resumir isto… PIB diz lhe alguma coisa? Quando algum governo não apoia esses”desocupados” a quem eu chamo visionários que tentam de alguma forma impulsionar a industrialização do País e passa a gastar o “cêntimos” na importalizaçao eu não vejo avanço nenhum para o País . Fazer auto estradas inúteis , fazer compras de itens inúteis , contratar serviços estrangeiros, etc que a lista é longa e mais importante encherem os próprios bolsos mesmo depois de deixarem os cargos que tinham…É esse o impulso que o País precisa?

  3. HAVIA EM vILA DO cONDE UM FABRICANTE DE VAÍCOLOS DE UM LUGAR E MEIO,CONSTRUIDO COM COM A PARACERIA DA FÁBRICA PACHANCHO,CREIO QUE COM MOTOR DE MOTO.A DIREÇÃO DOS FARÓIS JÁ ERA COMANDADA COM A VIRAGEM DO VOLANTE COMO POSTERIORMENTE O CITROEN D S 21.

  4. Tive o prazer e o orgulho doe quem concebeu o MARLEI, Era meu tio Mário Moreira dos Reis Leite , um grande homem e um grande Mecânico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here