Início Gastronomia Chá verde: benefícios, propriedades e contra-indicações

Chá verde: benefícios, propriedades e contra-indicações

Trata-se de um dos chás mais consumidos por quem perder peso mas as suas qualidades não se esgotam aí. Descubra os benefícios do chá verde.

3813
0
Chá verde
Chá verde

É provavelmente um dos superalimentos que deveria ser mais valorizado pelos dividendos que o seu consumo traz à saúde. A nível nutricional, o chá verde tem quantidades consideráveis de vários componentes essenciais ao bom funcionamento do organismo como magnésio, potássio, vitamina C, vitamina K e ácido fólico. Veja em seguida 10 benefícios, contra-indicações e dicas para o consumir este fantástico chá.

 

Perda de peso

Contém várias substâncias que favorecem o gasto de energia pelo organismo e a respectiva queima de gordura. Esta situação é potenciada pela sua riqueza em antioxidantes. Para obter resultados a nível de perda de peso devem consumir-se cinco chávenas correspondentes a um litro diariamente durante três meses.

 

Combate o envelhecimento

O seu teor em antioxidantes combate a acção dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células. São vários os exemplos destes elementos presentes nas suas folhas, podendo destacar-se a vitamina C, a vitamina E e os carotenos pela prevenção que conferem à pele.

 

Fortalece o sistema imunitário

Previne infeções, cáries e muitas doenças causadas por microrganismos como bactérias, fungos e vírus. Substâncias como vitaminas C, E, B1, B2, potássio, polifenóis, manganésio e ácido fólico são aqui claramente decisivas no fortalecimento do sistema imunitário.

 

Evita a depressão

Está cientificamente provado que as pessoas que consomem chá verde com regularidade são menos propensas à depressão. Pode relacionar-se esta característica com alguns aminoácidos presentes no chá verde. Três a quatro chávenas por dia são o ideal para este efeito.

 

Reduz o mau colesterol

Em conjunto com outras medidas, nomeadamente uma alimentação com baixo teor de gordura saturada e alta quantidade de vitaminas e minerais, ajuda ao controlo do mau colesterol. Fica a dica, pois não deve ser usado como medida isolada.

 

Fortalece o sistema cardiovascular

É um agente para limitar a formação de coágulos nos vasos sanguíneos, principalmente pela riqueza em flavonóides. Estes componentes favorecem a flexibilidade das artérias, suavizando os efeitos da pressão arterial. Sugere-se o consumo de três chávenas diariamente.

 

Protege contra o cancro

Tem dois componentes muito interessantes para combater a proliferação desregulada das células, a catequina e os bioflavonóides. São duas substâncias que bloqueiam alterações celulares e cujo efeito foi provado em doentes que padeciam de cancro da próstata. Neste caso, provado por um estudo de uma Universidade Americana, o chá verde reduz até 30% a proliferação de células cancerígenas.

 

Deve consumir-se a granel

As suas propriedades são potenciadas se for consumido a granel e não em saquetas. Apenas é necessária água a ferver para nessa altura acrescentar a erva, deixando a infusão por cerca de 3 minutos. As saquetas levam a uma perda de propriedades, pois ocorre uma mistura com partes do caule da planta, não sendo apenas as folhas a atuar.

 

Evite o travo amargo

Pode contornar-se o travo forte e amargo do chá através da adição de mel. A adição de duas colheres de mel ao chá após a sua preparação é uma possibilidade interessante. Contudo, deve existir moderação já que o mel é altamente calórico. A junção de frutas ao chá, que podem ou não ir ao liquidificador, é também uma hipótese a ter em conta.

 

Cuidado com a cafeína

Como não há bela sem senão este chá deve ser consumido com moderação por pessoas sensíveis à cafeína. Esta substância tem efeito estimulante sobre o sistema nervoso, causando dor de cabeça, agitação e aumento do ritmo cardíaco. Assim, e apesar do chá verde apresentar um teor de cafeína bastante inferior ao do café ou do próprio chá preto, deve moderar-se o consumo de quantidades superiores a 1 litro por dia para evitar estes efeitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here