Início Gastronomia Chá de Hibisco: para que serve, benefícios e contra-indicações

Chá de Hibisco: para que serve, benefícios e contra-indicações

É pouco conhecido mas possui propriedades benéficas e é ideal para um estilo de vida saudável. Descubra os benefícios do chá de hibisco.

22796
0
chá de hibisco
chá de hibisco

Para que serve o chá de hibisco e quais são os seus benefícios e propriedades? E terá contra-indicações? Não é tão comum como outros chás, e por isso mesmo é uma opção a reter. As suas características podem torna-lo excelente opção para o bem-estar físico e mental. Nos últimos tempos tornou-se um chá da moda, muito graças às suas propriedades benéficas.

Mas nem tudo são coisas boas no chá de hibisco e o seu consumo deve ser moderado porque possui algumas contra-indicações, nomeadamente ao nível da desregulação hormonal. Por isso, fixe a ideia de explorar as propriedades do chá de hibisco.

 

A flor de hibisco:

O chá de hibisco é pouco convencional quando comparado com outros, mas apresenta grande potencial enquanto aliado do organismo e contribuinte para uma vida saudável.

Flores de hibisco
Flores de hibisco

A infusão deriva das flores de hibisco, particularmente do botão seco da Hibiscus sabdariffa, que é o nome científico da espécie desta planta. Também é conhecida como vinagreira. De referir que estas flores têm um aroma muito agradável e uma apresentação deveras interessante.

 

Benefícios do chá de hibisco:

Apesar de menos divulgada, esta bebida é um ingrediente medicinal há muitos séculos. No mundo atual existem estudos que comprovam as propriedades desta planta, e o seu respetivo consumo, enquanto medida preventiva para evitar várias doenças.

Assim, é importante levar em consideração o hibisco para ajudar a várias situações: como a diminuição da pressão arterial, a perda de peso, o controlo da hipercolesterolemia (nível elevado de colesterol no sangue), melhoria da saúde do fígado, bem como para evitar a retenção de líquidos.

chá de hibisco
chá de hibisco

Os efeitos sobre a pressão arterial devem-se às antocianinas que se encontram no hibisco. Estes compostos ajudam à prevenção do stress oxidativo das células e consequentemente das doenças cardiovasculares. Estudos efetuados comprovaram uma diminuição significativa da pressão arterial em elementos de um grupo de controlo que durante seis semanas consumiram chá de hibisco. Este chá contribui ainda para o emagrecimento, pois reduz a criação e acumulação de massa gorda no corpo. Os flavonoides e as antocianinas ajudam a evitar este problema.

O colesterol, a diabetes e as doenças relacionadas com a obesidade são combatidas pelo hibisco. Na mesma linha dos aspetos já referidos, estudos revelam que o consumo regular de chá de hibisco leva ao aumento do colesterol bom, o chamado HDL, bem como à diminuição do mau colesterol, LDL, e ainda à diminuição dos níveis de triglicéridos.

chá de hibisco
chá de hibisco

A saúde do fígado sai igualmente favorecida dado que o chá de hibisco aumenta os níveis de enzimas desintoxicantes. Num sentido comum, o chá possui ação diurética, pois é rico em quercetina, ajudando a eliminar toxinas e água retida no corpo.

Estão igualmente em estudo algumas possíveis propriedades do hibisco, nomeadamente a prevenção do envelhecimento precoce e a diminuição do risco de cancro. Este aspeto justifica-se mais uma vez pela riqueza do hibisco em antioxidantes, que levam à diminuição da acumulação de radicais livres.

 

Contra-indicações do chá de Hibisco:

Deve contudo referir-se que o consumo de chá de hibisco requer alguns cuidados, já que, por exemplo, diminui a quantidade de estrogénio no organismo. Este aspeto pode afetar a terapia de reposição hormonal (TRH), bem como o efeito das pílulas anticoncecionais e ainda influenciar a fertilidade (dado que inibe temporariamente a ovulação).

Pela mesma lógica não é recomendado o seu uso durante a gestação ou para lactantes. Não se recomenda também a pessoas com doenças cardíacas graves, pela sua ação diurética que pode levar à eliminação excessiva de alguns eletrólitos, nomeadamente potássio.

Apesar disso os benefícios superam largamente as contra-indicações, pelo que se sugere o consumo de chá de hibisco, quente ou gelado, numa proporção de uma colher de sopa por 1 litro de água. O consumo, por seu lado, deve ser moderado – 1 a 2 chávenas por dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here