Início Gastronomia Chá de Gengibre: para que serve, benefícios e contra-indicações

Chá de Gengibre: para que serve, benefícios e contra-indicações

Trata-se de um chá pouco utilizado pelas pessoas mas com muitos benefícios para a saúde. Descubra para que serve o Chá de Gengibre.

19923
1
Chá de Gengibre
Chá de Gengibre

Nada supera os malefícios do frio no inverno como uma chávena quente de chá de gengibre. Com os seus altos níveis de vitamina C, magnésio e outros minerais, a raiz de gengibre é extremamente benéfica para a saúde. Uma vez transformada em chá, pode adicionar menta, mel ou limão para disfarçar o sabor do gengibre.

Chá de Gengibre
Chá de Gengibre

O gengibre é um tempero comum usado numa enorme variedade de receitas e bebidas. Esta raiz contém vários benefícios para a saúde que o tornam óptimo em chá quente ou tisana (bebida medicinal).

 

Benefícios do chá de gengibre

Por si só, o gengibre possui uma série de óptimas qualidades, como antioxidantes, elementos antináusicos, agentes anti-inflamatórios e elementos que podem até prevenir o cancro.

 

1. Alivia a náusea

Beber uma xchávena de chá de gengibre antes de viajar pode ajudar a evitar náuseas e vómitos para quem sofre de enjoo durante viagens. Também pode beber uma Chávena de chá ao primeiro sinal de náusea para aliviar os sintomas.

 

2. Melhora o desempenho do estômago

Útil para melhorar a digestão e aumentar a absorção de alimentos, o chá de gengibre pode aliviar a sensação de estômago demasiado cheio depois de uma refeição abundante.

 

3. Reduz a inflamação

O gengibre contém propriedades anti-inflamatórias que o tornam um remédio caseiro ideal para problemas musculares e articulares. Além de beber chá de gengibre, você também pode usá-lo para molhar uma gaze e envolver as articulações inflamadas.

 

4. Combate problemas respiratórios

O chá de gengibre pode ajudar a aliviar o congestionamento associado ao resfriado comum. Pode também tentar beber uma chávena de chá de gengibre para os aliviar os sintomas respiratórios associados a alergias ambientais.

 

5. Melhora a circulação sanguínea

As vitaminas, minerais e aminoácidos no chá de gengibre podem ajudar a restaurar e melhorar a circulação sanguínea, o que pode ajudar a diminuir a probabilidade de problemas cardiovasculares. O gengibre pode impedir que a gordura se deposite nas artérias, ajudando a prevenir ataques cardíacos e derrames.

 

6. Alivia o desconforto menstrual

Esta é uma óptima notícia para todas as mulheres que sofrem de cólicas menstruais. Tente embeber uma toalha no chá quente de gengibre e aplicá-la ao abdómen inferior. Pode ajudar a aliviar a dor e a relaxar os músculos. Ao mesmo tempo, beba uma chávenade chá de gengibre com mel.

 

7. Reforça a imunidade

O chá de gengibre pode ajudar a fortalecer a sua imunidade devido aos altos níveis de antioxidantes presentes na planta.

 

8. Alivia o stress

O chá de gengibre tem propriedades calmantes que podem ajudar a diminuir o stress e a tensão. Pensa-se que isso se deva a uma combinação entre o seu forte aroma e as suas propriedades curativas.

 

Contra-indicações do chá de gengibre

Beber chá de gengibre pode ter efeitos colaterais, mas é improvável que você tenha problemas a menos que consuma quantidades muito grandes.

Chá de Gengibre
Chá de Gengibre

As pessoas costumam relatar gases, inchaço do estômago, azia e náuseas como efeitos colaterais relacionados com o gengibre. Como o gengibre pode baixar a pressão sanguínea e ter um efeito de afinamento do sangue, as pessoas que tomam anticoagulantes ou medicamentos para pressão arterial devem consultar o seu médico antes de consumir gengibre em elevadas quantidades.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here