Preparar um chá de gengibre com limão é muito fácil. O gengibre é a raiz de uma planta pertencente à família das Zingiberaceae, conhecida não só pelo seu aroma particular e pelo sabor picante que proporciona às refeições, mas pelas propriedades e benefícios que traz à saúde em geral.
Em combinação com o limão, esta bebida pode estar no topo da lista de remédios caseiros para aliviar a indigestão e fortalecer o sistema imunitário.
Lembramos apenas que não existem remédios milagrosos. O chá de gengibre e limão deve ser tomado apenas como coadjuvante e como forma de prevenção. Siga sempre as orientações do seu médico, pratique exercício físico e mantenha uma alimentação saudável e equilibrada.
Quais são os benefícios do limão?
O limão é uma fruta muito versátil na hora de cozinhar, pois combina bem com diversos ingredientes. Além de servir como guarnição e para cozinhar determinados alimentos, essa fruta cítrica traz diversos benefícios à saúde. Em primeiro lugar, vale a pena destacar o seu teor em vitamina C, essencial para proteger o organismo dos radicais livres.
Além disso, de acordo com uma publicação do National Institute of Health, esta vitamina melhora a absorção do ferro de certos alimentos de origem vegetal e contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico. Tudo isto faz com que o limão seja ideal para proteger o organismo de vírus e bactérias.
Por outro lado, uma revisão publicada no Chemistry Central Journal menciona que as frutas cítricas têm atividade anti-inflamatória, importante para ajudar a mitigar os sintomas das doenças inflamatórias crónicas.
E quais são as propriedades do gengibre?
O gengibre é um dos temperos mais populares do mundo, não só pelo sabor que traz às refeições, mas também pelo seu valor nutritivo. É usado há anos para melhorar a digestão e aliviar os sintomas da gripe e do resfriado comum.
Além disso, um artigo publicado na Integrative Medicine Insights aponta que o consumo desta raiz é uma forma eficaz e natural de tratar náuseas e vómitos. Na verdade, muitas mulheres grávidas recorrem aos seus benefícios para melhorar esta condição.
Da mesma forma, tal como menciona um estudo da revista Nutrition realizado com 4628 pessoas, o consumo diário de gengibre pode ter efeitos positivos quando se trata de prevenir o risco cardiovascular. Isto reduziria a incidência de hipertensão e doenças coronárias.
Chá de gengibre e limão: como preparar?
Uma das melhores maneiras de combinar os benefícios do limão e do gengibre é preparar uma infusão com ambos ingredientes. O chá é uma forma eficaz de obter todas as propriedades das plantas, ervas, flores e frutos. Além disso, a sua preparação é muito simples.

Chá de gengibre e limão
Ingredientes
- 1 pedaço de raiz de gengibre (cerca de 2 centímetros, sem pele)
- 200 ml água
- ½ limão (sumo)
- qb mel
Preparação
- Corte o gengibre em rodelas. Se preferir, também pode ralar para realçar ainda mais a bebida.
- Em seguida, aqueça a água numa panela pequena e acrescente o gengibre e o sumo de limão.
- Quando a água estiver quente, antes de chegar ao ponto de ebulição, desligue-a e deixe em infusão durante 5 a 10 minutos.
- Coe e sirva quente com uma rodela de limão. Se desejar, adoce com mel.
Dicas
Quando beber a infusão de gengibre com limão?
- Esta bebida pode ser tomada até 3 vezes ao dia.
- Para acelerar o metabolismo e contribuir para a perda de gordura, é melhor tomar de manhã.
- Por outros lado, antes das refeições, contribui para o processo de digestão subsequente.
- Se ingerido após a alimentação, evita o acúmulo de gases.
- Por fim, se quiser descansar bem, beba à noite antes de dormir.
O chá de gengibre com limão possui contraindicações?
- Embora o seu consumo seja considerado seguro em quantidades normais como as citadas, o uso excessivo de gengibre pode piorar o refluxo gástrico em algumas pessoas.
- Além disso, causa irritação na boca e garganta quando as doses diárias são ultrapassadas.
- Lembre-se de que esta bebida não é um remédio milagroso, pois serve apenas como coadjuvante e suporte na abordagem de condições leves de saúde. Se tiver dúvidas sobre o seu consumo é melhor consultar um médico.