Início Gastronomia Chá de canela: para que serve, benefícios e contra-indicações

Chá de canela: para que serve, benefícios e contra-indicações

Trata-se de um chá pouco utilizado pela maioria das pessoas mas muito bom para a saúde. Descubra para que serve o chá de canela.

2956
0
Chá de canela
Chá de canela

O chá de canela é um chá de ervas ou tisana produzido por infusão de casca de canela em água quente. A casca de canela geralmente vem na forma de paus de canela, mas o chá também pode ser feito com casca triturada em saquinhos de chá de canela. Este fantástico chá também pode ser preparado com canela em pó e extracto de canela.

Chá de canela
Chá de canela

A canela pode ser produzida a partir de uma variedade de espécies diferentes, mas a mais comum é conhecida como canela Cinnamomum Verum ou Ceilão. A árvore é nativa do Sri Lanka e apenas a casca de canela interna é usada para preparar chás de ervas. Outro variante popular é a canela Saigon, cultivada no Vietname.

Chá de canela
Chá de canela

A canela é uma especiaria amadeirada que empresta um sabor doce e salgado às infusões de chá. O chá emite um aroma incrível que seduz os sentidos e oferece um efeito de aquecimento. O chá é de cor dourada clara a castanha escura quando elaborado. Possui vestígios de mel, resina e especiarias desde o primeiro gole até a última gota.

 

Benefícios do chá de canela

1. Forte presença de antioxidantes

O chá de canela, como muitos chás de ervas, está repleto de antioxidantes. A casca de canela contém catequinas e procianidinas que possuem actividade antioxidante. Estes antioxidantes protegem o corpo do stress oxidativo causado pelos radicais livres. Os radicais livres têm sido associados a doenças crónicas, como doenças cardíacas e cancro, bem como ao envelhecimento prematuro. A casca de canela também contém polifenóis e flavonóides que têm propriedades de eliminação de radicais livres.

 

2. Protege a saúde do coração

Consumir este chá pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas. Hoje, a doença cardiovascular é uma das principais causadoras de problemas de saúde em todo o mundo. Os antioxidantes e os compostos anti-inflamatórios no chá de canela podem ajudar a prevenir problemas cardíacos causados ​​por colesterol alto e triglicerídeos.

 

3. Pode proteger a saúde do cérebro

Estudos recentes mostram que os benefícios do chá de canela também podem incluir uma protecção geral da saúde e da capacidade mental. Beber chá de canela pode ajudar a proteger o cérebro de doenças neurológicas, como Parkinson e Alzheimer.

 

4. Pode diminuir a inflamação

Trata-se de um chá que pode ajudar a diminuir a inflamação, causadora de uma série de problemas de saúde. A inflamação pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares, incluindo coágulos sanguíneos e ataque cardíaco. A inflamação também pode causar ou piorar os sintomas da dor e danificar o tecido humano.

 

5. Aumenta a imunidade

Como muitos chás, o chá de canela pode ajudar a impulsionar o sistema imunológico e afastar agentes patogénicos que podem deixar o corpo doente. Estudos mostram que a canela pode inibir o crescimento e a propagação de bactérias, incluindo salmonela e candida albicans. Este chá possui propriedades antibacterianas que podem ajudar a afastar bactérias que causam mau hálito, bem como resfriados e gripes comuns.

 

Contra-indicações do chá de canela

O chá de canela é seguro quando consumido em quantidades leves e moderadas. O consumo excessivo de chá quente de canela pode causar efeitos colaterais, incluindo feridas na boca e irritação na garganta.

Chá de canela
Chá de canela

Este chá também pode causar reacções alérgicas em pessoas alérgicas à canela. Interrompa o uso imediatamente e procure orientação de um médico se tiver sintomas como prurido, inchaço da língua ou dificuldade em respirar. Pessoas alérgicas ao cinamaldeído também devem evitar beber este chá.

O chá de canela pode interagir com certos medicamentos. Se você toma medicamentos para diabetes, problemas de açúcar no sangue ou doenças cardíacas, consulte o seu médico antes de tomar chá de canela. Algumas espécies de canela também contêm grandes quantidades de cumarina que podem causar insuficiência hepática. Não beba chá de canela se estiver a tomar medicamentos para doenças hepáticas. Não beba este chá se você tomar medicamentos que possam afectar a saúde do fígado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here