Início Gastronomia Chá de Açafrão: benefícios e como fazer

Chá de Açafrão: benefícios e como fazer

Utilizada sobretudo como tempero, o açafrão é uma especiaria repleta de benefícios para a saúde. Descubra as propriedades do seu chá.

0
Açafrão
Açafrão

O açafrão é uma especiaria originária do Oriente Médio que também pode crescer em partes da Europa mas é sobretudo cultivada no Irão, na Índia e na Grécia.

Na realidade, o açafrão é uma parte do sistema reprodutor da flor Crocus sativus e é colhido apenas durante três a quatro semanas nos meses de Outubro e Novembro. Tem uma cor vermelha escuro e a sua forma é de pequenos fios. Estes são extraídos da flor apenas utilizando as mãos e secos para obter o seu sabor característico.

Normalmente, é usado para fins culinários para dar cor e sabor aos alimentos mas também serve para tingir tecidos e produzir perfumes.

Além disso, como muitas outras ervas, o açafrão pode ser utilizado para fazer chá. Embora seja um tempero normalmente caro, trata-se de uma fonte de vários benefícios para sua saúde.

Quais são os benefícios do chá de açafrão?

A maioria das pessoas utiliza esta especiaria apenas para cozinhar. Mas os benefícios do seu chá são muitos. O chá de açafrão pode ter um sabor um pouco intenso e por isso é recomendável misturá-lo com outros chás ou especiarias para facilitar o seu consumo.

1. Antidepressivo

O açafrão é apelidado de “sabor do sol”. Não é por causa da sua cor mas porque se acredita que esta especiaria tenha propriedades que melhoram o humor.

De facto, um estudo de 2005 descobriu que esta especiaria pode ser tão eficaz quanto a droga fluoxetina no tratamento da depressão leve ou moderada.

Verificou-se que o açafrão melhora os sintomas na depressão de adultos acima de 18 anos de idade, mesmo nos principais transtornos depressivos. No entanto, o chá de açafrão deve ser usado apenas como um bom complemento no tratamento da depressão e não como tratamento principal.

2. Melhora a saúde do coração

O açafrão possui muitos componentes químicos diferentes. Alguns deles podem ajudar a baixar a pressão sanguínea e proteger de doenças cardíacas.

Foi demonstrado que este tempero reduz a probabilidade de sofrer de mau colesterol que causa danos aos tecidos. Acredita-se que seja porque os antioxidantes do açafrão têm efeitos protectores quando se trata de doenças cardíacas.

3. Tratamento da síndrome pré-menstrual

Esta síndrome pode causar uma variedade de sintomas muito desconfortáveis, como alterações de humor ou desconforto físico.

Se deseja alívio sem a necessidade de medicação, o chá de açafrão pode ser a solução. Os efeitos desta especiaria também podem ajudar a reduzir o desconforto causado pelo distúrbio disfórico pré-menstrual grave que pode causar dor até duas semanas antes do início do período menstrual.

4. Melhora a memória

O açafrão contém crocina e crocetina, dois carotenóides que podem auxiliar na aprendizagem e na memória. Por este motivo, o chá de açafrão é um bom aliado no tratamento de doenças que afectam o cérebro, como Alzheimer e Parkinson.

5. Previne o envelhecimento

Graças aos seus altos níveis de antioxidantes, o açafrão ajuda o corpo a proteger-se de substâncias nocivas que podem afectar as células. Os antioxidantes são responsáveis por manter as células mais jovens.

Por outro lado, sendo rico em flavonóides, também ajuda a o organismo a proteger-se de doenças causadas por fungos.

Onde comprar açafrão de qualidade?

Comprar açafrão de qualidade pode ser uma tarefa complicada e é sempre melhor obtê-lo de uma fonte confiável. Procure em supermercados ou lojas de alimentos saudáveis ​​que tenham uma boa reputação.

Esta especiaria, sendo bastante cara, é um alvo frequente de fraudes, existindo muitas empresas que vendem açafrão adulterado. Estas empresas costumam misturar esta especiaria com outros ingredientes para rentabilizar mais o seu negócio. O problema é que os benefícios para a saúde não serão os mesmos e, em alguns casos, pode até mesmo ser prejudicial consumir chá de açafrão.

Como fazer chá de açafrão?

O chá de açafrão pode ser facilmente preparado adicionando a especiaria na água quente. No entanto, se não tiver os devidos cuidados, pode ter um sabor muito forte e amargo. É por isso que existem muitas receitas que mostram diferentes de preparar este chá. Aqui vão algumas sugestões:

  • Deixe o açafrão num saquinho de chá na água durante cerca de cinco a oito minutos.
  • Pode misturá-lo com folhas de chá verde ou adicionar outras ervas ou especiarias para melhorar o seu sabor.
  • Também pode misturar o açafrão com um pouco de cardamomo (uma planta da família do gengibre) e usar leite para fazer a infusão.
  • Outra boa ideia é utilizar leite de coco em vez de água para fazer a infusão.
  • Não é obrigatório beber este chá enquanto ele está quente. Outra opção é prepará-lo como um chá frio e refrescante. Para isso, basta combiná-lo com algumas folhas de manjericão, suco de limão e um pouco de mel.

Use chá de açafrão como suplemento, não como substituto

Lembre-se de que somos todos diferentes e alguns remédios naturais para a saúde podem não funcionar com todas as pessoas.

Portanto, é importante que que tome as devidas precauções se estiver a fazer algum tratamento e deve consultar o seu médico.

Tal como todos os outros remédios naturais, o chá de açafrão não é milagroso e não deve, de forma alguma, substituir qualquer tratamento recomendado pelo médico.

E nunca esqueça que não existem grandes segredos para uma vida saudável: basta ter uma alimentação equilibrada e praticar exercício físico regularmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here