Início Viagens Cerdeira (Lousã)

Cerdeira (Lousã)

É uma das mais belas aldeias de xisto da serra da Lousã e um dos melhores exemplos de recuperação do património em Portugal. Falamos da aldeia de Cerdeira.

5022
1
Cerdeira
Cerdeira

 

As primeiras referências às aldeias da Serra da Lousã, incluindo a aldeia de Cerdeira, surgem em documentos dos anos 1679 e 1687. Quando das invasões francesas, que por aqui passaram na retirada em 1811, conta-se que na Cerdeira havia um grande buraco onde os aldeões escondiam dos franceses o presunto, enquanto tapavam as portas das casas com pedras e fugiam para a serra, levando consigo o gado.

Cerdeira
Cerdeira

Segundo a Ti’Elvira, havia 14 armas na aldeia e uma vigilância permanente organizada pelos próprios aldeões. Mas nunca foi preciso fazer uso dessas armas, pois as tropas francesas não encontraram a aldeia da Cerdeira.

Cerdeira
Cerdeira

Em 1911 a Cerdeira tinha 75 habitantes. Viviam da agricultura e da pastorícia. A terra produzia pouco e os rebanhos eram pequenos. Era uma vida de sobrevivência. As primeiras emigrações sazonais para o Alentejo e Lisboa quebram o isolamento da aldeia. Afinal havia mais mundo.

Cerdeira
Cerdeira

A primeira vaga emigratória é para o Brasil, nos anos 40. Depois, na década de 50, vão para a América. Em 1970 já só havia 18 habitantes na Cerdeira. Passados mais 10 anos a aldeia ficou despovoada. Embora espalhados pelo mundo, os antigos guardam e estimam a memória da sua terra. No final dos anos 80 um grupo de jovens descobriu a beleza do lugar e sonhou torna-lo num refúgio para a criatividade e a arte. A Kerstin e o Bernard trocaram a Alemanha pela Cerdeira e aí fizeram a sua vida e criaram os filhos.

Cerdeira
Cerdeira

A família Serra conheceu a Cerdeira em 1997. Segue-se um longo período de recuperação colectiva da aldeia. Algumas casas renasceram das ruínas, fizeram-se arruamentos, foram construídas infraestruturas e calcetados os caminhos com pedra de xisto. No final de 2006 chegou a electricidade à aldeia.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here