Início Viagens Castro de São Lourenço (Esposende)

Castro de São Lourenço (Esposende)

É um dos monumentos mais antigos de Portugal e a sua origem terá mais de 2400 anos. Em Esposende, o Castro de São Lourenço espera a sua visita.

7886
1
Castro de São Lourenço
Castro de São Lourenço

Castro de São Lourenço (Esposende)

O Castro de São Lourenço situa-se a uma altura de 200 metros acima do nível do mar, num dos esporões graníticos da arriba fóssil junto a Esposende. Tem as suas raízes no início do I milénio antes de Cristo. O povoado terá nascido entre os séculos VIII e V antes de A.C.

Castro de São Lourenço

O Castro de São Lourenço era constituído por três linhas de muralhas defensivas, em cuja área intramuros foi possível registar diversas fases de construção. As habitações apresentam planta predominantemente circular, com ou sem vestíbulo.

Castro de São Lourenço

Numa fase posterior da ocupação do povoado, estas edificações aparecem agrupadas de forma, aparentemente, “supra-familiar”, em conjuntos separados entre si através da presença de muros e do desenvolvimento das diferentes estruturas em torno de um pátio centralizado e lajeado. Quanto às edificações de planta subcircular e rectangular, elas pertencem já ao período de romanização deste castro.

Castro de São Lourenço

No topo do monte existe uma capela de onde poderá perceber a vista que o povoado tinha sobre o mar. O Castro tem um pequeno centro interpretativo, mas a maior parte das peças arqueológicas encontradas encontram-se no Museu Municipal de Esposende.

Mais artigos

Mais recentes

Língua Portuguesa: 5 dicas para melhorar a sua capacidade de escrita

A Língua Portuguesa é uma língua poética e óptima para ser utilizada na redacção de livros, romances ou poemas. Mas muitas vezes, embora possamos...
[td_block_social_counter custom_title=”REDES SOCIAIS” header_color=”#000000″ facebook=”vortexmag” twitter=”@VortexMag” googleplus=”+VortexmagNet1″ open_in_new_window=”y”]

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here