Início Viagens Castelo Novo: uma aldeia histórica quase secreta no Fundão

Castelo Novo: uma aldeia histórica quase secreta no Fundão

Trata-se de uma das mais desconhecidas aldeias históricas de Portugal. No Fundão, em plena Serra da Gardunha, fica a deslumbrante Castelo Novo.

2248
1
Castelo Novo
Castelo Novo (Nuno Madaleno)

À semelhança de muitas outras povoações da raia beirã, Castelo Novo cresceu à sombra e em torno das suas muralhas, com ruas estreitas, que serpenteiam por entre a encosta até à torre de menagem. Em plena alma da Serra da Gardunha, numa paisagem em anfiteatro natural, em tons de verde e cinza, aquecidas pelo sol, descobrimos Castelo Novo, aldeia histórica de Portugal, envolta numa aura de misticismo e transcendência.

Castelo Novo
Castelo Novo (Nuno Madaleno)

Aqui, sentimos algo de fascinante, que nos envolve e harmoniza. Tudo nos inspira… tudo nos cativa…. Desde os sons das águas que brotam das fontes, ao granito perpetuado que ergue a aldeia, e talha o casario, os templos, as calçadas, as praças…

Castelo Novo
Castelo Novo (Nuno Madaleno)

Caminhar por esta aldeia histórica é provar contrastes de cores, sabores e texturas e quando achamos que já descobrimos tudo… No alto o imponente castelo, que guarda há mais de 800 anos história e segredos. Uma herança templária defendida por corajosas muralhas.

Castelo Novo
Castelo Novo (Nuno Madaleno)

Esta pequena mas fabulosa aldeia histórica, na serra da Gardunha, Fundão, desperta-nos os sentidos: os cheiros da terra e das lareiras acesas no inverno, as levadas da água nascente, que nos acompanham, e os sabores tão nossos: as castanhas, as cerejas, o azeite, o pão, o queijo e o vinho.

Castelo Novo
Castelo Novo (Nuno Madaleno)

Desvendemos as memórias das suas gentes, que guardam saberes ancestrais, que o vento ainda nos sussurra: Lendas, contos e castigas. Castelo Novo, uma mistura de experiências e emoções que nos enriquece. Um tesouro que permanece intacto à espera de ser vivido.

Castelo Novo
Castelo Novo (Nuno Madaleno)

Sancho I, a quem Pedro Guterres doou a terra – de que era donatário – em testamento aos Cavaleiros Templários, e crê-se que nesta época o castelo estaria já em construção. Décadas mais tarde D. Dinis mandou renovar sua estrutura, e foi esta campanha de obras que deu à fortaleza de Castelo Novo as características góticas que ainda hoje apresenta.

Castelo Novo
Castelo Novo (Nuno Madaleno)

À semelhança de muitas outras povoações da raia beirã, Castelo Novo cresceu à sombra e em torno das suas muralhas, com ruas estreitas, que serpenteiam por entre a encosta até à torre de menagem.

Castelo Novo
Castelo Novo (Nuno Madaleno)

No centro ergue-se, destacada, a Casa da Câmara, com as suas arcadas sob o terraço do andar nobre. Ao centro, integrado na fachada da câmara, o chafariz de D. João V, monumental e imponente mandado erigir pelo rei Magnânimo. Defronte, o pelourinho manuelino marca o centro da praça, e mais adiante, eleva-se a igreja matriz dedicada à Senhora da Graça, cujos muros brancos contrastam com as formas barrocas das janelas e portais de granito.

Castelo Novo
Castelo Novo (Nuno Madaleno)

Por toda a aldeia, ao palmilhar as ruas sinuosas, pode descobrir pormenores da arquitectura, pequenas marcas que contam a história dos seus habitantes.

Castelo Novo
Castelo Novo (Nuno Madaleno)

As rochas de tons cinza envoltas numa vegetação abundante, o barulho da água que corre nas várias fontes que a abençoam com a fantástica água da Serra, e o seu rico património cultural e arquitectónico fazem desta aldeia histórica no Fundão um local de visita obrigatória em Portugal.

Em Castelo Novo, não deixe de visitar:

  • O castelo;
  • Os chafarizes da Bica e de D. João V;
  • A igreja Matriz e a da Misericórdia;
  • As casas senhoriais;
  • A antiga forca.
  • O Núcleo Museológico de Castelo Novo
  • O Parque do Alardo

1 COMENTÁRIO

  1. MARAVILHOSO
    A VOSSA PUBLICACAO TAO INFORMADORA!!!
    MERECEM TODOS “PARABENS” PELA JOIA PRECIOSA!!!
    MUITO AGRADECIDA PELA BELA DIVULGACAO DO NOSSO PORTUGAL, ESPECIALMENTE PARA NOS QUE ESTAMOS TAO LONGE!!!
    MELHORES CUMPRIMENTOS
    CANDIDA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here